O Baile da Cerveja

Hoje não resisto a colocar isto aqui...porque para além de ser hilariante faz-nos chegar a um ponto em que estamos a fazer um esforço enorme para dar uma ajuda ao indivíduo... Como é possível chegar a este ponto???

Balanço

Sensibilizado com a montanha de felicitações pelo primeiro ano de existência deste pequeno estaminé, decidi hoje olhar para trás e procurar o que de mais marcante por aqui passou nos últimos 365 dias. E a verdade é que já havia por aqui tantos desabafos de que já não me lembrava! Chego a olhar para alguns e pensar "Fui mesmo eu que escrevi isto?", como é o caso daquele artigo sobre o novo dia da semana e do outro sobre a vaidade da Senhora Maçã...

Outros houve, mais recentes e resultado de fontes de inspiração, que foram bem recebidos pelo público: As teorias da sopa do dia, do abraço desnecessário e de formas de escapar daquela malta do Citibank!

Depois, as imagens e vídeos inesquecíveis que falam por si: O fabuloso Marteleiro, aquela sinistra homenagem do jornal AS ou o concerto do ano...

E momentos altos, muito marcantes: O dia em que descobri a verdadeira génese de Corda aos Sapatos, o dia em que todos vocês decidiram a minha continuidade no futebol(ou melhor, devolveram a batata quente para mim) e o dia em que o Montalegre se tornou na única equipa imbatível de 2008/2009!

...aquele primeiro jogo de uma empresa de craques internacionais...

...a minha teoria positivista sobre a vida e a morte de Michael Jackson...

...o dia em que ponderei vir a tornar-me arrumador...

Um ano diferente, sem dúvida. E uma descoberta fundamental para um tipo (eu, claro) que tem uma memória de médio/longo prazo absolutamente miserável!

UM ANO!

E assim, de mansinho e quase sem se dar por isso, Corda aos Sapatos atinge um ano de idade. Sim, é hoje e eu quase deixava passar a data... Parece que foi ontem que comecei com isto um pouco na brincadeira, mas também na tentativa de exteriorizar permanentemente o que me vai passando pela mente. Nada de extraordinário, dirão vocês, e com razão – Corda aos Sapatos é um blog como outro qualquer, não há nada que o distinga de milhares de outros espalhados pela blogosfera. Mas a verdade é que a intenção não é ser diferente, não é ser especial. É ser, apenas e só, aquele cantinho da net que é meu e também um pouquinho de cada um dos que me lêem.

O JC e a Ana dizem que eu sou uma daquelas pessoas perfeitas para ter um blog. Agradeço o elogio, mas acho que é mais ao contrário: criei um blog exactamente à minha imagem, à imagem do que sou e do que os outros conhecem de mim... Não posso dizer que escrevo para mim, não é verdade: Filtro conteúdos, tento variar para não falar muitas vezes seguidas nos mesmos temas e aos poucos acabei por me aperceber de que sou claramente alguém que escreve para os outros. Independentemente de quem ou quantos são os outros...

E as vossas 16000 visitas também me mostram que já reuni um pequeno grupo de seguidores que me dá vontade de continuar e de melhorar sempre. Por exemplo, não escrevia desde Quinta-feira e no Domingo já havia dois ou três queixosos,... pois ficam a saber, se não aprenderam já, que eu próprio não consigo ficar longe do blog muito tempo! E a verdade é que durante aqueles três dias acabei por reunir material para quatro artigos seguidos que me apressei a colocar ontem à noite...

Obrigado. E hoje não é o fim do ano 1. É o início do ano 2...

A Máscara - Porto


Tinha ouvido uns rumores sobre o restaurante A Máscara, na Foz do Porto, e os seu excelentes Fondues. À primeira oportunidade, claro, fomos experimentar...

As fotos dizem quase tudo: A decoração faz lembrar Veneza, o petisco é mesmo de qualidade, o serviço é bom (embora os empregados tenham uma tendência estranha para falar demasiado baixo) e o preço é acessível - por 15 euros ficamos bem servidos. Claro que se, como nós, optarem pelo fondue de chocolate e futas para sobremesa o preço sobe um pouco... mas vale a pena!




Uma sugestão diferente mas interessante. Principalmente se estiverem, como eu estive, na melhor companhia do Mundo...

Qualidade dos pratos: 17
Qualidade do serviço: 16
Tempos de espera: 17
Preço: 15

Classificação Final: 16

Restaurante A Máscara

Av. do Brasil, 308, Porto

Orphan


Andava de olho neste filme há algum tempo, mesmo antes de ter estreado cá. O cartaz fascinou-me, não sei bem porquê: "There's something wrong with Esther", diziam eles, e a verdade é que a foto dá mesmo essa sensação: Há qualquer coisa que não está bem.

Orphan revela-nos uma criança que está num orfanato, sendo adoptada por um casal que perde o seu terceiro filho nos últimos dias de gravidez e pretende colmatar essa falta com a adopção. Esther parece ser uma criança como outra qualquer mas aos poucos começa a ter atitudes demasiado estranhas...

Sou apreciador do bom filme de terror mas irrita-me bastante aquele tipo de filme de suspense em que está sempre algo iminente e estamos permanentemente em estado de stress. Depois chega-se ao fim... e nada. No princípio cheguei a temer que Orphan fosse um desses casos, mas o filme evolui surpreendentemente bem do Céu para o Inferno, com cenas realmente intensas e revelações surpreendentes... Em alguns momentos chega a fazer lembrar o excelente El Orfanato.

Os actores têm qualidade, o filme tem pequenas falhas mas nem vale a pena mencioná-las: É muito bom dentro do género e é mesmo uma excelente aposta. Tenham medo.

Classificação: 16

Roxo

Fui ao Shopping no fim-de-semana. Para além de estar obviamente cheio, 90% das pessoas estavam vestidas de roxo. Não era um ou dois, o que seria normal. Não, parece que está na moda. O que é que se passa com esta gente???

ROXO? Eh pá... como é que havemos de ser um povo feliz assim?

Originais TMN

Aprecio a ideia nova da TMN das caras originais. É uma excelente ideia em termos de marketing e é realmente curioso.

O interessante site da operadora permitiu-me descobrir, durante o fim-de-semana, isto:


Sim. Pelos vistos se eu e a Carla tivermos um filho ele vai ser muito semelhante ao Chuckie, o boneco diabólico...

Benfica,5 - Everton,0

Não costumo falar aqui do meu clube. Não me parece que seja o local indicado para discutir futebol (e já há tantos - quase todos os locais são óptimos para isso) e evito sempre trazer a actualidade futebolística para aqui.

Mas este ano, que diabo, está a ser difícil!

O Benfica joga bem, marca muitos, muitos golos dando um prazer enorme e indisfarçável aos adeptos e causa ainda, pasme-se, o reconhecimento dos adeptos das equipas rivais. Não sou (nunca fui) de fazer festas antes do tempo e a experiência aconselha-me a refrear o ânimo, principalmente a nível interno, pois segundo ouvi de fontes superiores bem informadas o Porto vai ser pentacampeão este ano. Desde já, os meus parabéns.

Portanto, o que realmente interessa é desfrutar ao máximo deste fabuloso início de época do Benfica que hoje voltou a golear, a brilhar e a fazer história. 5-0 ao clube inglês que costuma ficar em quinto lugar na liga principal do seu país não é todos os dias nem para qualquer um.

E esta crónica? Que grande momento!

Porque são muitos não vos deixo aqui os golos todos: Apenas o golaço do capitão Luisão e a festa que se seguiu...

Honda Jazz Sport 1.2

No caso de conhecerem alguém que conheça alguém que tenha ouvido falar de alguém que possa estar interessado... agradeço que passem a palavra!



O anúncio encontra-se aqui.

(Agora que vejo mais uma vez as fotos, quanta nostalgia... mas os tempos mudam, têm que mudar!)



Os Informadores

A premissa é interessante, um cruzamento de várias histórias de drama, drogas, fama, riqueza e decadência humana. E Os Informadores faz muito lembrar obras como Crash ou Traffic no estilo, no ritmo, na abordagem às personagens e aos lugares.

O problema de Os Informadores é a falta de um rumo, de um objectivo. Enquanto que Crash e Traffic mostram vidas que se cruzam e tocam num denominador comum (o racismo, em última análise, no primeiro caso e a droga no segundo), aqui as histórias cruzam-se sem que isso faça qualquer sentido. Não há uma lógica, há um monte de gente com problemas de todos os tipos (conjugais, legais, pai-filho, amigos, amantes, droga, etc) e um argumento que nos leva a lado nenhum. Tanto quanto pude apurar, o filme é bastante fiel ao livro, e portanto a culpa terá que ser repartida...

É pena, pois em Os Informadores há bons momentos, grandes actores e... um acentuado sabor a (muito) pouco!

Classificação: 13

A Mariana...

... quando era pequenina era o meu brinquedo favorito;
... às vezes ainda é.
... tem um sentido de humor fantástico e um riso histérico contagiante;
... mas também tem um mau-feitio inacreditável;
... tem desde bastante nova uma capacidade muito adulta e invulgar de ouvir, guardar segredos e dar conselhos;
... em compensação, é extremamente ingénua e leviana nos assuntos dela;
... é demasiado altruísta e sofre bastante com isso;
... tem grandes dificuldades em fazer amigos mas faz tudo pelos que já conquistou;
... é bonita, atraente e encantadora;
... tem uma voz incrível mas isso já toda a gente sabe;
... é a pessoa do sexo feminino mais desarrumada do Universo inteiro;
... tem a auto-estima invulgarmente baixa para as capacidades que tem;
... adora crianças e animais pequenos;
... chora por tudo e por nada;
... é a pessoa que conheço que aguenta melhor o Safari (mas isso é porque mais ninguém se põe a beber aquilo);
... tem a mania de me acordar a abrir as janelas (algo que sabe que eu detesto) mas em compensação quando é acordada por mim apanha com o meu peso-pluma todo em cima;
... tem uma pronúncia inglesa muito fixe;
... tem um sentido de orientação praticamente nulo (diz que agora já não mas eu desconfio bastante...);
... dantes quando se arranjava toda para sair acabava a chorar com os meus comentários terríveis -agora já não me liga nenhuma e já não tem piada;
... quando vai ao cinema devora 2 kgs de gomas e dorme durante o resto do tempo;
... vive para os amigos e para a família (e para as séries);

...completa hoje 21 anos e é a melhor irmã que conheço (possivelmente a melhor do Mundo)!

E bem sei que já todos a ouviram cantar, mas como quase ninguém conhece esta interpretação e eu acho que vale a pena... aqui está. Muitos parabéns mana!!!




O grego que me faz chorar

Há dias falei aqui de Roberto Carlos, como poderia ter falado de José Cid ou Tony Carreira. São cantores que eu respeito porque trazem consigo a voz do povo e cantam para o povo. Mas são uns meninos comparados com Demis Roussos, o maior do Mundo nesta área da música. O ancião grego tem uma emoção na voz que não deixa ninguém indiferente - quem não conhece "Goodbye my love goodbye?" - e faz chorar até as pedras da calçada naqueles ritmos mais lentos. Vejamos este belo exemplo:

Cá está. Se a ideia é chorar, isto é imbatível. Tenho para mim que nas novelas/séries/filmes em que é necessário que alguém chore colocam um auricular quase invisível no ouvido do actor com uma música de Demis Roussos. Desconfio até que há pessoas (assim de repente, estou-me a lembrar da minha irmã) que já nasceram com a cassete do cantor a tocar em "loop" nalgum canto recôndito da cabeça.

Mas Demis Roussos não é apenas o homem que põe a malta a chorar. É o único cantor do Mundo inteiro que consegue fazer, sozinho, duas vozes. E isto, meus amigos, marca a diferença. A prova está aqui:

Notem como a partir dos 0:35 Demis parte para um dueto individual que esmaga a vozinha de Petulia Clark, tal como o seu físico imponente havia feito com o dela desde o primeiro plano do vídeo.

Há dias no final de uma festa um qualquer DJ decidiu passar (vá-se lá saber porquê) uma destas baladas de Demis Roussos. Posso-vos só dizer que se já no dia-a-dia o homem me desarma, após dois ou três copos o resultado é uma verdadeira tragédia grega...

Parece que é o vídeo do momento...



Com direito a pedido de desculpas e tudo!



Tenho uma opinião muito semelhante à do Markl: A senhora, antes de ridicularizar Portugal e os portugueses, está a ridicularizar-se a si própria. Quem vai a Sintra e descobre como único motivo de interesse um 3 invertido, quem acha que o rio Tejo é o mar, que diz que Luís de Camões saiu do túmulo dos Jerónimos porque não gostou e que cospe em Património Mundial é demasiado parvo para merecer a importância que lhe querem dar e que ela, de resto, até deve agradecer. Agora criar uma petição para a declarar "Persona non grata" é dar demasiado ênfase ao assunto. Os portugueses encarregar-se-ão, na sua próxima visita aqui à "terrinha", de lhe mostrar o reconhecimento e a gratidão. Quase que aposto...

Quanto ao pedido de desculpas, obviamente forçado, vale zero. Mas o pior é vir o amigo Miguel Sousa Tavares dizer que nós é que somos um povo mesquinho e que não se sabe rir de si próprio. Daqui se depreende que os problemas da senhora com Portugal não são só com o país em si. Também deriva da pouca sorte com os amigos que por cá arranjou e que são belos exemplos...

Notas mentais...

...que tenho vindo a recolher esta semana:

- A música nova do Pingo Doce. O QUE É AQUILO??? E por que razão obscura está sempre a dar em todo o lado e a toda a hora? Em termos de Marketing funciona, é verdade - já toda a gente a conhece e associa ao estabelecimento. Mas em termos práticos digo apenas que hoje passei por dois Pingos Doces e fui mais longe ao Modelo só para não ter que gramar outra vez com a música. Acho que isto diz tudo.

- "As Baleias", de Roberto Carlos, é uma das canções mais poderosíssimas de sempre, pá! Quanta emoção!!! Tenho que me lembrar de a cantar já no próximo karaoke a que for.

- Está a ser bem complicado conjugar a minha dieta com os compromissos gastronómicos que mantenho com o blog (como aliás se pode verificar no artigo aí de baixo). Tenho que abandonar uma das opções brevemente...

- Incrível e absolutamente fascinante a sugestão da DECO na revista Proteste de se pendurar a roupa que tem vincos no WC durante o banho! Amanhã já posso ir trabalhar de cabeça erguida... Para a próxima vou experimentar a outra proposta deles, a de enrolar a roupa toda num caracol gigante e enfiar na mala em vez de dobrar, pois (segundo eles) sai direitinha e sem vincos. Essa custa mais a engolir...

Dom Pedro V - Castelo de Vide

Situado mesmo no centro histórico da vila e sendo, ele próprio, já quase histórico (foi inaugurado em 1978), o restaurante Dom Pedro V é paragem obrigatória numa visita a Castelo de Vide.

Já o tinha visitado há dois anos e nunca mais me esqueci do sabor do fabuloso pato com framboesas. Pois bem, depois de tanto tempo de ausência não poderia experimentar outro senão este... e confirmei que a qualidade se mantém. A lista tem mais de 30 pratos diferentes, quase todos típicos e a decoração é belíssima.
Também no que respeita à sobremesa a escolha torna-se complicada: Cerca de 20 opções, metade delas com sugestão de acompanhamento com vinho do Porto... Mas a verdade é que a encharcada, no Alentejo, é sempre uma opção a ter conta!

Um pequeno reparo, no entanto: Se passarem por lá atentem bem na conta que vão pagar - não por ser excessivamente caro, mas porque tive que devolver a minha duas vezes (!) por terem incluído entradas em que nem toquei...

Qualidade dos pratos: 18
Qualidade do serviço: 14
Tempos de espera: 16
Preço: 15
Classificação Final: 16

Restaurante Dom Pedro V
Praça Dom Pedro V
Castelo de Vide

Falta um bocadinho assim...

Só precisava de oito destas para esticar o meu orçamento até ao carro que quero muito, mesmo muito...

(Para a versão base já dava. Mas falta chegar àquela versão que não sendo topo de gama é assim super-espectacular...)

Afinal são ou não são pai e filho???

É que se não são... enganam bem!

District 9

À partida já sabia que District 9 não pertence ao género de filmes de que sou fã. Ficção científica não é, de todo, o meu forte e não fosse a crítica muito positiva talvez não me desse ao trabalho de espreitar sequer.

Realizado de câmara ao ombro e "patrocinado" por Peter Jackson (sendo este o outro motivo que despertou a minha curiosidade), District 9 chega a surpreender pelo realismo e pela consistência, factores que costumam ficar longe de obras do género. Embora parta de um pressuposto díficil de engolir (ou não fosse ficção científica) - uma nave que vem parar à África do Sul com alienígenas que são semi-integrados na sociedade - o argumento evolui de uma forma lógica, é interessante e prende mesmo o espectador. Sim, é verdade que isto faz lembrar um bocado a série americana True Blood em que os vampiros são aceites e convivem com os humanos...

Ao princípio parece uma escolha má, mas é sólido e mesmo não sendo um género de filme que me agrade reconheço que está uns furos acima da mediania que costuma caracterizar esta área...

Classificação: 15

Markl no gelo

Depois deste momento



e deste



...eu acho que vai valer mesmo muito a pena. E por isso vos mando o link da petição...

Nuno Markl dança... no gelo!

Um anjo

A minha afilhada, a Ana Filipa. É linda de morrer, não tem doenças, tem um feitio espectacular, não chora quando acorda, não chora quando tem fome, gosta de toda a gente... contra todas as expectativas, a miúda é perfeita!

Já não a via desde o baptizado, não só porque sou um padrinho desnaturado mas também porque o horário laboral dela lá em casa não é muito compatível com o meu. Voltei a estar com ela este fim-de-semana, finalmente!

Porque não tenho outra foto fica aqui a lembrança do baptizado - que está desactualizada porque ela agora já é quase uma senhora! (E já dá beijos. Quase, vá.)

Prioridades

Acabo de chegar à conclusão de que ando a acompanhar nove séries. Seis actuais e três antigas.

Tenho que rever as minhas prioridades, que isto não é vida.

Amanhã vou ao cinema.

House

Vi por acaso o início da sexta temporada de House e começa com esta música inteirinha:

No Surprises - Radiohead

O melhor início de sempre de um episódio de uma série, portanto. [Exagerado, quem? Eu?]

E assim se ganha um fã (aliás dois, certo JC?). Não perco mais nenhum episódio...

Os cromos da Panini

Os cromos da Panini preenchem o imaginário infantil e juvenil de todos os amantes do futebol. Crescemos a coleccioná-los, a trocá-los, conhecemos a maior parte dos jogadores do passado porque de vez em quando ainda espreitamos cadernetas antigas...

Todos os anos a Panini apresenta novidades na caderneta de cromos da principal liga de futebol. Este ano veio oferecida com um jornal desportivo e qual não é o meu espanto quando me deparo com uma análise qualitativa pormenorizada de CADA UM dos jogadores das 16 equipas! Uma análise que eu não pude deixar de colocar aqui porque é indescritível... escolhi apenas um jogador de cada equipa - só para ficarem com uma ideia desta nova componente fabulosa que a Panini inventou:

Cris (Académica) - Desenvolto a avançar no campo e a saber gritar golo.
Zé Pedro (Belenenses) - Carismático, com câmbios direccionais e devastador balázio.
Keirrison (Benfica) -Sedosos e mágicos pés que ordenam a bola beijar a rede.
Hugo Viana (Braga) - Tem fantasia e é-lhe querido assumir às rédeas do conjunto.

Paulo Tavares (Leixões) - Excelso executante castigado amiúde por lesões. Tem pinta.
Manu (Marítimo) - O seu abismal arranque põe o público em ebulição.
Luís Alberto (Nacional) - Dá asas à equipa que voa no seu jogo de longo alcance.
Alex Hauw (Naval) - Chuteiras que cintilam ao mexer na bola e sapiência para desnivelar resultados.
Zequinha (Olhanense) - Rebelde de incessante alteração de poiso e com matreirice.
Ricardo (P. Ferreira) - Saltita entre as diversas posições da defesa. Galhardo.
Rodriguez (Porto) - Magnetiza a bola, cria sobressaltos e é profícuo.
Pedro Trigueira (Rio Ave) - Um latagão com propulsores nas pernas.
Pedro Silva (Sporting) - De tesoura em punho, usurpa a bola a quem viaja na sua ala.
Pateiro (U. Leiria) - Cozinheiro de iguarias com veemente odor a golo.
Sereno (V. Guimarães) - A voz do patrão da defesa atroa por todo o estádio.
Lourenço (V. Setúbal) - Exalta-o andar nas imediações da baliza e tem precisas intenções.

Excelente...

...Rui Rio, hoje, tanto de manhã no congresso no Porto como à noite, em Lisboa, no programa dos Gato Fedorento. Em ambos com a lição muito bem estudada e com uma postura invejável.

Há pouquíssimos políticos que eu realmente admiro. Este é claramente um deles.

(Já tinha dito que hoje fui a um congresso chique?)

Quem está ao meu lado

Tenho uma sorte estranha com o pessoal que se vem pôr ao meu lado. Há dias foi no cinema, quando fui ver o Inglorious Basterds. Tanta cadeira disponível na maior sala do Arrábida Shopping e o tipo que se vem pôr ao pé de mim é o maior histérico de sempre. Tudo bem, é um filme do Tarantino, a sala estava repleta de gente que é fã incondicional e que acima de tudo vem para se divertir – mas há limites. O tipo ria-se nas piadas, ria-se nas mortes, ria-se a meio dos diálogos, ria-se nos momentos de silêncio! E era daqueles que não só se ri muito alto como se ri a olhar para os lados, ficando a 20 cm da cara das pessoas, a ver se a gente se ri com ele. Às tantas está tudo a olhar para a nossa zona e obviamente a pensar que o tipo até veio comigo. Sorte maldita...

Hoje foi no congresso de Fiscalidade Autárquica. Auditório cheio, eu próprio só tive lugar na primeira fila, e logo a seguir vem uma menina com cerca de 250 kg sentar-se na cadeira ao lado. Até aí tudo bem, o problema é que a menina achou que o congresso era uma aula de revisões para um teste qualquer e levou uma mala cheia de livros, folhas, apontamentos e canetas que ia tirando à vez e voltava a enfiar no saco, só para mostrar que tinha aquilo tudo. E mexia no cabelo, na mala, no baton, nos óculos, nos anéis... que stress!!!
Tudo isto me fez lembrar quando há dois anos eu e a minha irmã tivemos a feliz ideia de ir a um casting para um programa de música (cujo nome não deve ser pronunciado – vergonha!) e apanhámos ao nosso lado na fila o dia inteiro aquela moça que estava sempre a dar lás sustenidos para aquecer a voz, a ensaiar Dulce Pontes e Lauryn Hill para ver “qual era o registo que lhe assentava melhor”, chorava de nervos e ria à gargalhada, fazia fitas para as câmaras e fazia amigos na fila só para lhes mostrar que cantava melhor do que eles.

E cheguei à conclusão de que o objectivo desta gente é todo o mesmo. São pessoas que, não estando completamente conscientes do que estão a fazer precisam constantemente de provar a si próprias que estão ali porque aquele é o seu lugar. O tipo do cinema quer mostrar a si e a todos que compreende o universo Tarantino, como a miúda do congresso quer acreditar que a sua presença ali está a ser útil para a sua vida profissional e a jovem cantora de bairro precisa de se convencer a si própria, antes de convencer os outros, de que efectivamente canta bem. Gente insegura, gente perdida...
Tudo isto só para dizer que hoje fui a um congresso. Que chique... :)