Presto

Porque nunca é demais rever, aqui está Presto, a curta-metragem de animação da Pixar que foi um bónus muito especial para quem foi ver Wall-E ao cinema. Vale a pena...


É só para dizer...

...que sim, que estou vivo! Meio constipado, como 90% dos portugueses por esta altura, mas acima de tudo a trabalhar a fundo para na sexta-feira ao fim da tarde poder ir de férias descansado sem problemas pendentes... Daí a falta de tempo para actualizar isto.

E como ando a esgotar o cérebro durante o dia, quando chego aqui à noite... Zero.

(Bolas, estou mesmo a precisar destas férias...)

O Anelar

Há órgãos do corpo humano que me fazem um bocado de confusão. Uns porque são inúteis e só dão chatices (como o apêndice e as amígdalas) e outros porque foram, como dizer?... mal programados.

Ora neste grupo insere-se obviamente o dedo anelar. O dedo anelar tem uma única utilidade que, como o próprio nome indica, é carregar o anel. Um nome que, embora faça sentido nas pessoas que mais cedo ou mais tarde colocam anéis nos dedos, se torna parvo nos casos dos seres humanos que nunca chegam a fazê-lo.

Claro que o anelar também serve para tocar instrumentos, embora me pareça que se ele não existisse os outros seriam suficientes, pelo menos para os que conheço...

Mas o que mais me irrita no anelar é a dependência dele em relação aos outros dedos. O anelar, sozinho, não serve para nada. O polegar, o indicador e o médio são muito utilizados em várias sinaléticas conhecidas (algumas pouco agradáveis) e o mindinho... bem, o mindinho para algumas pessoas é extremamente útil mas por razões óbvias não me apetece muito estar a explicar isto melhor. Quanto ao anelar, não há nenhum gesto de jeito que se possa fazer com ele. Porquê? Porque o raio do dedo não funciona sozinho! Ora tentem fechar o punho e levantar cada um dos dedos sozinho. O anelar, para além de querer ir atrás dos outros quando eles se levantam, requer a ajuda deles quando ele próprio se tem que levantar. Isto é um dedo sem personalidade nenhuma. Está no topo da lista dos órgãos sem personalidade, à frente do apêndice e das amígdalas que mesmo não servindo para nada ao menos dão trabalho porque inflamam, criam apendicites e amigdalites e têm que ser retirados. Ninguém nunca teve uma anelarite, portanto o anelar nem para isto serve. Só anda ali por ver andar os outros...

O outro vídeo do ano

...e quando a gente pensa que o prémio de vídeo do ano vai direitinho para o DTPU do Município de Portimão, eis que outra instituição da mesmíssima cidade surge com este extraordinário momento que tem uma particularidade: Cada vez que o vemos descobrimos sempre mais algum pormenor delicioso, tornando-se viciante!! Veja-se não uma, nem duas, nunca menos de três vezes. Parece um trecho de um filme do Kusturica...

Mas isto do vídeo do ano é muito complicado, que ainda agora vi outra vez na televisão a metade inferior do corpo daquele artista que achou boa ideia assaltar o mini-mercado pelo buraco na parede... o nosso país não é demais???

South Africa

Demorámos. Em vez de ir em frente fomos à volta, perdemo-nos no caminho,tropeçámos vezes demais, chegámos mesmo a cair, puxaram-nos para cima outra vez (sorte, tanta sorte!), mas afinal... chegámos lá. Algum mérito, sem dúvida, nesta fase decisiva. Mas se olharmos para o quadro todo... podia e devia ter sido muito melhor. Agora o que interessa é que estamos no Mundial, e em última análise estamos no mesmo ponto de partida de todos os outros.

É tradição as equipas que mais sofrem para atingir fases finais serem as maiores surpresas. Oxalá que se confirme com Portugal (e Argentina, já agora). E que a França (que vergonha!) seja a excepção à regra...

Dourar a pílula

"Teixeira dos Santos classificado como quarto pior ministro

O ministro de Estado e das Finanças, Teixeira dos Santos, foi classificado hoje como o quarto pior governante desta pasta pelo jornal diário britânico 'Financial Times', melhorando quatro posições desde a última análise.

Na edição de hoje do 'Financial Times', Teixeira dos Santos arrebata o 15.º lugar em 19 ministros, ainda assim uma subida de quatro lugares face ao último ranking lançado pelo diário, em 2008, quando era considerado o pior ministro das Finanças."
in Jornal de Notícias,17/11/09

Ora aqui está uma má notícia repleta de coisas boas...

Mais uma noite das bruxas

Uma pena, realmente, a forte chuvada que se fez sentir na passada Sexta-Feira 13. No entanto, a festa foi rija como sempre, e impressiona a quantidade de gente que se desloca a Montalegre neste dia especial independentemente das vontades de S. Pedro...

Aqui fica, cortesia do ilustre Tchetxas, o Exconjuro que se deve recitar enquanto se prepara a Queimada. E cá vos esperamos, como sempre, na próxima Sexta-Feira 13, neste caso em Agosto!

"Mouchos, coruxas, sapos e bruxas.
Demos, trasnos e dianhos, espritos das nevoadas veigas.
Corvos, pintigas e meigas, feitizos das mencinheiras.
Pobres canhotas furadas, fogar dos vermes e alimanhas.
Lume das Santas Companhas, mal de ollo, negros meigallos, cheiro dos mortos, tronos e raios.
Oubeo do can, pregon da morte, foucinho do satiro e pe do coello.
Pecadora lingua da mala muller casada cun home vello.
Averno de Satan e Belcebu, lume dos cadavres ardentes, corpos mutilados dos indecentes, peidos dos infernales cus, muxido da mar embravescida.
Barriga inutil da muller solteira, falar dos gatos que andan a xaneira, guedella porra da cabra mal parida.
Con este fol levantarei as chamas deste lume que asemella ao do inferno, e fuxiran as bruxas acabalo das sas escobas, indose bañar na praia das areas gordas.
¡Oide, oide! os ruxidos que dan as que non poden deixar de queimarse no agoardente, quedando asi purificadas.
E cando este brebaxe baixe polas nosas gorxas, quedaremos libres dos males da nosa ialma e de todo embruxamento.
Forzas do ar, terra, mar e lume, a vos fago esta chamada: si e verdade que tendes mais poder que a humana xente, eiqui e agora, facede cos espritos dos amigos que estan fora, participen con nos desta queimada.

A importância do tal oitavo dia

E assim de repente, eis que os Black Eyed Peas confirmam de uma forma clara esta minha teoria. Pode ter sido por acaso, mas é provável que tenham mesmo verificado aqui em Corda aos Sapatos essa falha claríssima na organização dos dias da semana e tenham querido comprovar isso mesmo numa música sua.

Black Eye Peas - I Gotta Feeling (128)
Found at skreemr.com

Aos 3:15 do seu último super-sucesso, e em pleno compasso binário, os moços começam a debitar os dias da semana ao ritmo da música: Monday, Tuesday, Wednesday and Thursday / Friday, Saturday.........Saturday to Sunday...

Coitados, lá tiveram que repetir o Saturday, e fica mesmo mal... Não há direito. Que bem que ficava ali um Asdrubalzinho: Friday, Saturday, Sunday to Asdrúbal...

(Claro que a partir de agora nós, pelo menos, vamos começar a cantar sempre assim , OK malta?)

!!!

Este é sem dúvida um dos grandes momentos do ano, tem que ficar registado. E mais não digo, pois não sei mesmo o que dizer!

Robert Enke

A notícia do falecimento de Robert Enke, quaisquer que sejam as circunstâncias em que aconteceu, é daquelas que me deixa realmente abalado com o cruel sentido da vida. É tudo tão efémero, tão curto... Ainda por cima era um daqueles profissionais que reunem consensos - toda a gente gostava dele.

Até sempre.

This is it

E ontem, quase no fim do prazo das duas semanas de exibição, lá fui finalmente ver o documentário do concerto que ficou para sempre adiado.

Poucas surpresas, claro. This is it é exactamente o que imaginei que fosse, com as filmagens dos ensaios, entrevistas a dançarinos e músicos, um retrato pormenorizado do que seriam os concertos de Londres, os tais que iriam marcar o adeus de Michael Jackson aos palcos.

Duas notas a reter: O génio incrível do artista em cada momento, em cada nota, em cada paragem nos ensaios para corrigir o mais ínfimo pormenor numa demonstração de puro perfeccionismo, e a forma física invejável que MJ apresentava aos 50 anos de idade.

Um show - mas só para os fãs, obviamente...

A Popota é do PP!

Parece que já estou a ver o próximo hino de campanha do PP...

"Portas... Paulo Paulo Paulo Paulo Portas...Portas..."

De preferência com o líder com saia de havaiana a abanar o rabo e o resto da malta do partido lá atras a imitar... coisa linda!

Bandas Sonoras

É um dos pontos mais interessantes de viajar pela blogosfera – abrir horizontes, ampliar conhecimentos, descobrir coisas novas.

Desta vez, em apenas dois ou três dias a Dianinha e a Sofia deram os conselhos perfeitos para a minha banda sonora diária por uns tempos! Há anos que eu tinha a mania que não gostava de Rodrigo Leão sem nunca ter ouvido com atenção. Pois bem, tal como refere a Dianinha este último “Mãe” é absolutamente viciante... Quanto a Joshua Radin, é O meu estilo de música. Perfeito, Sofia... É mesmo uma fusão de Simon e Garfunkel na mesma pessoa!

Mesmo não tendo sido conselhos directos, os vossos blogs têm tornado os meus dias um bocadinho mais felizes... Continuem!


A Memória

Ontem a discussão foi sobre a memória.

A cultura geral de um indivíduo está obviamente relacionada com a memória. Eu que o diga. Tenho todas as condições, com o que já aprendi até hoje na escola da vida (que lindo) para ser um tipo com uma cultura geral muito acima da média. Infelizmente, a minha memória é inexplicavelmente curta. Ninguém imagina o drama que isto é, e a tendência é para piorar com a idade...

Tenho vindo a descobrir que a minha memória de longo prazo funciona quase exclusivamente com letras de músicas e cinema. O que é muito, muito escasso. Nem dos acordes de uma música me lembro se estiver uma semana sem a tocar. Tive 6 anos de aulas de piano e não sei tocar os parabéns! Do que aprendi na universidade, então, nem se fala...

Também deve ter a ver com isso o facto de eu ter sido sempre melhor em disciplinas de raciocínio e de cálculos, como a Matemática ou a Estatística, e péssimo a História, por exemplo, apesar dos esforços desmedidos da pobre tia Isabel que nas explicações me tentava meter na cabeça os Reis, as Batalhas ou o Império Austro-Húngaro. Bastavam 3 dias para esquecer tudo outra vez.

Há vantagens, sem dúvida – não tenho tendência a sofrer muito com relacionamentos terminados nem costumo guardar ressentimentos, pois em menos de nada esqueço-me de quase tudo e a intensidade das recordações é, por isso mesmo, muito fraca.

Hoje noto que o facto de termos sempre à mão a Internet (google, wikipédia, dicionários) e telemóveis (agendas, listas telefónicas) agrava a situação. Basicamente não há quase nada de que eu precise mesmo de lembrar, pois está tudo à distância de um clique ou dois. E isto é que me assusta realmente...

O que fazer para exercitar a memória, e em que medida é que isso é possível? Gostava mesmo de tentar, pelo menos...

Verificação de palavras

Ando há meses para desabafar sobre isto da verificação de palavras quando se comenta algo num blog. Não é recente, é algo que surgiu com o objectivo de evitar a pirataria, os comentários automáticos, etc.

Mas eu ainda sou do tempo em que as palavras a verificar não eram palavras – eram combinações de números e letras sem ligação lógica, tipo Ah5aC3Y ou Wm28dIa9. Era chato, mas justificável. Só que agora decidiram estruturar isto de outra forma: Aparentemente as palavras são geradas por conjugação aleatória de sílabas, o que leva quase sempre à criação de palavras que poderiam perfeitamente existir porque fazem algum sentido mas não existem! E então damos por nós a repetir mentalmente: tomfork, tokin, unlikes, bagons, subtemat... (estas foram as últimas que apanhei)

Claro que a combinação por vezes dá origem a palavras que existem na realidade em inglês (bully, wagons, testers) mas o mais bizarro é que até pode surgir noutras línguas, pois claro: já me apareceu prover, creme, pasto, penca...

Proponho à malta que comente este artigo e que no comentário coloquem a palavra que lhes aparece e um possível significado para a mesma. Começo eu. Vamos lá?

Ídolos (?)

Os Ídolos estão de volta. Não se fala de outra coisa na rua, no café, um pouco por todo o lado. Nenhuma novidade aqui: O programa sempre foi um sucesso em termos de audiências, mas não necessariamente pela qualidade dos intervenientes... muito pelo contrário. Se há coisa que a gente gosta é de se rir com a desgraça dos outros. Não há volta a dar, o ser humano tem essa tendência absurda e o programa em causa exponencia ao máximo esse aspecto.

A juntar a isto, uma outra tendência formidável, neste caso muito específica do povo português: a crença no dinheiro e no sucesso fáceis, com um mínimo de esforço e muita confiança na sorte, o que faz com que apareçam em todos os castings de todos os programas de música milhares e milhares de jovens que acreditam vir a ser estrelas e procuram os seus 15 minutos de fama.

É por isto que Ídolos é um programa sem fim à vista: Os que foram rejeitados voltam quase sempre (porque correu mal da outra vez, porque estiveram a treinar mais, porque o júri agora é outro, porque sim!) e a cada ano que passa surge mais uma fornada de miúdos de 16 anos (que no ano anterior não se tinham podido inscrever) devidamente "empurrados" pelos papás e pelas mamãs que são mais cegos (e surdos!) que os jovens inconscientes. Podia haver um Ídolos todos os anos que haveria sempre milhares de concorrentes e outros tantos a rir-se do lado de cá das câmaras.

E não há limites para a inconsciência: Vê-se de tudo, desde os que não fazem a mínima ideia do que é música aos que nunca mexeram o corpo para nada, passando pelos que acham que por levarem o adereço mais absurdo têm meio caminho andado para passar à fase seguinte...

Quanto ao júri... também há um papel que se desempenha ali, muitas vezes abusivo (é o que se lhes pede, principalmente nos casos mais graves) mas essencialmente sério na análise. O que assusta realmente é que aqueles concorrentes que são mais enxovalhados são normalmente os que chegam cá fora e gritam que ninguém os vai parar. Medo.

Agora Ídolos passa à fase 2 com os cento e tal concorrentes escolhidos. Vai ganhar em qualidade musical. O que leva necessariamente à acentuada quebra no interesse e nas audiências... porque os bons não têm piada nenhuma!

Para mim (porque já confessei aqui que programas com novos bons cantores são um guilty pleasure) Ídolos começa agora, embora tenha rebolado a rir com o ridículo, o piroso e o "azeitola" (quem aguenta não o fazer?) e saiba perfeitamente que isto no fundo, no fundo não dá em nada - Nuno Norte apareceu e desapareceu e o vencedor da segunda série, aquele que parecia o Eduardo Mãos-de-Tesoura, nunca mais foi visto nem ouvido em lado nenhum...