Winter's Bone

É o "patinho feio" desta edição dos Oscars. 10 nomeados para melhor filme é um exagero, como já referi no ano passado - se fossem apenas cinco é provável que este "Despojos de Inverno" não estivesse no lote. Venceu, no entanto, Melhor Filme e Melhor Argumento no Festival de Sundance, o que lhe confere desde logo algum prestígio.

Não é extraordinário, de facto, mas é um drama intenso sobre a jovem Ree Dolly que, aos 17 anos e com o pai ausente, tem a mãe depressiva e dois irmãos debaixo da sua alçada. Lutando contra a pobreza extrema, a jovem descobre ainda que o pai, por via de negócios obscuros, penhorou a propriedade onde a família vive. Ree tem que descobrir o paradeiro do pai ou prova da sua morte o mais depressa possível para evitar ficar sem tudo o que ainda tem. Mas ninguém lhe vai facilitar a vida, muito pelo contrário...

Um óptimo filme, bem interpretado (Jennifer Lawrence é uma agradável surpresa... embora a nomeação para o Oscar me pareça um pouco forçada) e com alguns volte-faces bizarros. A não perder.

Classificação: 16

Sem comentários: