Irrita-me a política

Irritam-me a hipocrisia e a mentira. Irrita-me um primeiro-ministro demissionário que em vez de acompanhar o debate mais importante dos últimos anos prefere preparar uma declaração com pompa e circunstância ao País, dando clara prioridade à propaganda pessoal. Irrita-me um Governo desorganizado, à deriva, vítima dos seus próprios erros. Irrita-me um PS que não sabe estar à altura da responsabilidade e admitir os erros de análise quando estes acontecem. Irrita-me um PSD que não apresenta soluções nas alturas adequadas, preferindo o oportunismo e a sede de poder, não oferecendo garantias. Irrita-me um PP moralista, que se diz coerente quando tudo o que faz é dizer sempre "não". Irrita-me o Bloco de Esquerda, que vive de ideais com os pés e a cabeça na Lua quando os problemas existem em terra. Irrita-me também o oportunismo do PCP, associando-se às manifestações espontâneas do povo, numa tentativa desesperada de ganhar meia dúzia de votos na rua.Irritam-me propostas que são apresentadas por uns e chumbadas por outros, num ping-pong político deprimente. Irrita-me que o debate político em Portugal seja exclusivamente um recreio de crianças, em que apenas se critica e dispara em todas as direcções. Irrita-me ter que pagar campanhas e eleições com dinheiro que não tenho. Irritam-me os argumentos falsos, as críticas sem fundamento, o constante fugir das responsabilidades.

Irrita-me, acima de tudo, que não se compreenda (ou não se queira compreender) que o povo português é dos mais tranquilos do Mundo, e que estamos dispostos a todos os sacrifícios, todas as medidas de austeridade. Desde que nos consigam provar, mostrar por A+B que um passo atrás hoje representará dois ou três passos para a frente amanhã. Porque somos calmos e ponderados, mas não somos burros.

Nunca liguei à política, e sempre me "orgulhei" disso. Nas últimas semanas, no entanto, tenho estado atento à vida política do nosso país e já estou arrependido.

"Os cães ladram e a caravana passa". Só que neste caso os cães são eles, e na caravana vamos nós. Sem travões e em direcção ao abismo...

2 comentários:

Mariana disse...

Não só gostei do que li como concordo plenamente.
Apesar de achar q não estavam a fazer um grande trabalho, não acho q a demissão seja uma solução boa ou que vá melhorar algo.
E muito menos acho que mandar foguetes para festejar a demissão do 1º ministro seja algo que uma pessoa inteligente deva fazer quando estamos numa situação destas.
É triste... É cada vez mais triste!
É uma vergonha termos políticos irresponsáveis que mais parecem crianças.
Se puder, quero ver se salto da caravana antes que ela bata...

LP disse...

Gostei muito.