O Festival da Canção e a Luta

Ora vamos lá então dissecar o assunto "Homens da Luta na Eurovisão", pois parece que anda na ordem do dia. Também por aí andam a tragédia no Japão, a revolta na Líbia e a crise política em Portugal. Mas de desgraças andamos todos fartos e isto não é nenhum jornal, por isso falo dos Homens da Luta porque me apetece.

1 - O Festival da Canção já foi, em tempos, um grande festival. Não só o da Eurovisão, mas o português, o da RTP, para o apuramento do representante de Portugal. Nos anos 70 e 80 toda a gente queria participar no Festival. Quase todos os grandes músicos e compositores da altura fizeram pelo menos "uma perninha" para participar no que era, efectivamente, a grande festa da música portuguesa. Ora, nesse aspecto o Festival já não existe há muitos anos. Neste momento é mais um arraial de música popular (com raras excepções) do qual os músicos consagrados fogem a sete pés, apesar de continuarem a existir as "estrelas em ascenção" sempre à procura dos tais 15 minutos de fama.

2 - O Festival da Eurovisão, esse sim, continua igual a si próprio: Um valente lobby dos maiores países, dos que têm mais fronteiras distintas, em que os vizinhos votam nos vizinhos e o esquema do vencedor é mais ou menos rotativo. Para um país que só tem um único vizinho, apesar dos inúmeros emigrantes espalhados pela Europa, a vitória é (sempre foi) claramente uma miragem.

3 - A lógica das votações vale o que vale - Portugal, por exemplo, já teve balíssimas canções com pontuações ridículas e outras menos boas mas mais bem pontuadas. Por vezes escolher demais dá mau resultado...

4 - A canção dos Homens da Luta, em si, não é má. Fica no ouvido (o que é importante nestes moldes de concurso) e diverte. Deixo-vos um excerto de cada uma das músicas concorrentes e acabarão até por chegar à conclusão de que a vitória nem lhes assenta mal - o nível era medíocre e esta era mesmo uma das melhores (menos más?) canções a concurso...Ora espreitem:



5 - Quanto a mim e passando para a componente política que está por detrás de tudo isto, respeito a luta e os que lutam, concordo com o direito à manifestação e acho que o povo deve ser ouvido. Mas também acho que os nossos amigos Homens da Luta (apesar de já ter percebido, nas entrevistas, que o tal Jel sabe umas coisas) são um bocadinho palhaços demais para serem, como têm sido, a "face" da luta. Usam as palavras "luta", "precário", "reacção", "sistema" de uma forma tão indiscriminada que a certo ponto dá a ideia que fazem pouco dos que lutam a sério. Disso é que eu não gosto.

6 - E meus amigos: Quem já levou o Tó Cruz, a Luciana Abreu e o Rui Bandeira à Eurovisão está com vergonha de quê ao levar estes amigos??? Deixem lá ir os moços fazer barulho e beber umas cervejas que se a senhora Merkel der tanta importância ao festival como ele merece não há-de ser por isso que deixa de nos emprestar os Euros...

PS: A reacção do público a esta vitória foi inqualificável. Isso sim, é uma vergonha.

3 comentários:

RRITA disse...

Olha... Mas hoje é dia 19 de Março... Tipo... Dia do Pai... Não te está aqui a faltar nada?! ;P

Mas vá lá que voltaste a escrever no blog!

Rita disse...

Amigo Varandas sublinho tudo o que disseste... concordo plenamente contigo!! Mas este é neste momento o pais em que vivemos... e sinais de melhoras não há... luz ao fundo do tunel, já não se vê! "LUTA LUTA CAMARADA LUTA" era o que eu queria de facto ver em Pportugal e sem brincadeira, mas onde estão os jovens Portugueses para Lutar?! A viver às custas dos pais?!
Jinhos, adorei o teu texto e obrigada por partilhares conosco os excertos das diversas musicas do festival...

Francisco Gonçalves disse...

A música até pode nem ser má... mas os tipos não sabem cantar!!!! É um para cada lado...