A derrota das sondagens

Tanta coisa que eu tenho querido escrever aqui, mas tem sido tão difícil arranjar tempo...!

Desde a última vez que escrevi, tivemos eleições. Finalmente. E apesar das derrotas evidentes de PS e PCP, parece-me que as grandes derrotadas foram mesmo as sondagens.

Já não é a primeira vez, e oiço pouca gente a falar nisto, mas... não se apuram responsabilidades quando a três dias das eleições há sondagens a dar "empate técnico" e no fim das contas a diferença é de dez pontos percentuais? Será que as sondagens (influenciadas ou não) servem mesmo os propósitos e os interesses da democracia? É ou não verdade que estas podem alterar o sentido de voto e, portanto, se tornam fundamentais?

Sim, eu sei (e quem tem razão é mesmo o Portas), são meros dados estatísticos e "valem o que valem". Mas... para que valem, afinal???

2 comentários:

Antonio disse...

As sondagens servem para "iluminar" quem NÃO pensa pela sua própria cabecinha, e pura e simplesmente só vai lá com o pensamento dos outros

Sim, porque definir as opções de milhões de votantes com base em amostras que, na maior parte das vezes não chegam à dezena de milhar... Enfim.

jokinha disse...

e ñ só, servem tb para se discutir sondagens em x de ideias e programas.