Um Batman como deve ser.

Há dias vi no cinema o terceiro Batman de Christopher Nolan. The Dark Knight Rises fica a perder em comparação com os seus antecessores da trilogia por vários motivos, mas essencialmente por falhar na abordagem da dimensão humana de Bruce Wayne/Batman que é, na minha opinião, a grande mais-valia do Batman que Nolan construiu em relação a outras abordagens a este herói.

Não sendo mau (é o menos bom dos três mas continua a ser bastante bom), apresenta algumas falhas de pormenor que nos anteriores não se detectavam e cai no facilitismo de usar e abusar de um vasto orçamento para explosões, luzes e barulho. E sente-se a falta de Heath Ledger, o homem que roubou para si The Dark Knight antes de partir.

Entretanto, Ontem passaram no Hollywood, de uma assentada, os dois Batman realizados por Joel Schumacher - Batman Para Sempre (1995) e Batman e Robin (1997). Sim, já tinha visto na altura e desta vez só espreitei um pouco de cada um. E sim, é reconhecido que foram filmes muito fraquinhos.

Mas... Que crime.

A esta distância, e depois de um Batman como deve ser (este Batman de Nolan), torna-se ainda mais evidente a gigantesca parvoíce que foram os Batman de Schumacher. Diálogos ridículos, argumentos de bradar aos céus, fatos de Batman com mamilos, vilões histéricos, autênticas comédias!

A questão que se coloca é: como é que na altura se conseguiu convencer actores como Val Kilmer, Tommy Lee Jones, George Clooney, Uma Thurman, Schwarzenegger, Jim Carrey e Nicole Kidman a entrar neste gigantesco circo???

Não se percebe.

Obrigado, Chistopher Nolan. A sério.

6 comentários:

Antonio disse...

Amén.
E ao pai também.

Esta trilogia do batman em quase tudo bate os filmes anteriores...

Antonio disse...

Só mais uma coisa, uma fonte fiável disse-me que esses dois filmes passaram no AXN.

Pode ter acontecido passarem ao mesmo tempo no Hollywood e no AXN, mas isso tão provável como o Benfica sagrar-se campeão já em Janeiro...

Christopher Nolan disse...

No need to thank me! You are welcome.
And i couldn't agree more with you, Schumacher is a schumck!

Joel Schumacher disse...

Fuck off Nolan!

George Clooney disse...

João, why the fuck did you mentioned my name?! I'm still trying to forget that mistake in my career!

Joel Schumacher disse...

Hey Cloney, or should i say Clowny, fuck you too!!