O Fado

Que orgulho enorme este, o de termos o fado. E é uma pena que os portugueses não se dediquem mais ao fado, às nossas raízes musicais, a este magnífico tesouro cultural.

É o que acontece um pouco por todo o mundo: os grandes valores de cada país só são verdadeiramente reconhecidos por quem é de fora. Ainda há pouco confessava a um amigo que já fiz mais visitas turísticas a Londres do que a Lisboa, quando a nossa capital é uma das mais fantásticas cidades da Europa e do Mundo.



Sim, hoje estou com saudades dos arrepios do Fado e do cheiro de Lisboa...

6 comentários:

13@ disse...

E da guia turística preferida, eu sei....:)

MJ disse...

Bolas, custou mas chegaste lá!!!!
;)

13@ disse...

De qq forma João, em parte não concordo lá muito com o teu post. A verdade é que nos últimos anos se tem verificado um crescente número de jovens fadistas, Marizas, Carminhos e mais umas quantas, bem como alguns projectos como os Amália Hoje, e a ter muito sucesso mesmo junto do público mais novo.... Se calhar não tens noção, mas em Lisboa realmente vive-se muito o fado, ir a casas de fado é obrigatorio mesmo para os mais miudos e frequentemente encontro cantadeiras em ALfama, acompanhadas de guitarras a fazer mini-espetáculos de rua... E a carrinha do fado lá permanece, sempre, no Chiado:)

Varandas disse...

13@, por acaso assim que acabei de escrever tinha a sensação que hoje ias comentar.

Porque não era bem isso que eu queria dizer e tu tocaste num ponto fundamental: Alfama, Chiado. Lisboa.

E Coimbra, claro. Pouco mais...

É que mesmo com os jovens fadistas que vão aparecendo falta o vício, o hábito, o fado como modo de vida, sabes? Noites de fado em todo o lado, todas as semanas... no fundo devia ser um orgulho ainda maior...!

LP disse...

Ando há cerca de 1 ano a tentar exportar o fado para as ruas e bares de León.

Deve estar para breve. Ou não.

Margarida disse...

Intelectuais!!!!!
O que a malta gosta mesmo é de cantar o "Call me maybe"!