Um trânsito diferente

Caros senhores

professores e responsáveis das escolas de condução

Moutinho, ACP, Invicta, Onda, Bastos, Desportiva, Milenium, Beiramar, Carvalhido, Costa Cabral, Norteca, Ala-Arriba, Via Única, Portuense, Castelo da Maia, Lordelo, Angeiras, Senhora da Hora, Campo Alegre, Benguiados, Freamundus, Nobreza, Guedes Vieira, Da Maia, Guifões, Boavista, Portobessa, Projecto4, Oficina do Condutor, Aliança, Valverde, Paranhos, Europa, Vilacondense, O Volante, Auto-Águia, Santa Maria, Código e Norma, Sobradense, S. Vicente e Rosinha:

Eu compreendo que a zona do Porto onde eu moro é uma zona sossegada. Foi o principal motivo que me levou a escolhê-la. Também sei que tem uns cruzamentos interessantes para a regra das prioridades e compreendo que fica perto do ACP e da DGV. Compreendo ainda o código de honra que nos obriga a ter uma paciência extra com os jovens aprendizes das vossas escolas de condução.

O problema é que vocês são muitos, mesmo muitos, nesta zona. Há de certeza, por toda a área metropolitana do Porto, imensos sítios onde podem ter aulas e exames de condução. Porque é que têm que vir todos para aqui, todos os dias? Está a começar a ficar caótico, porque como sabem:

 - Os vossos clientes são malta que pára em todos os vermelhos, em todos os amarelos e até em alguns verdes;
 - A gente às vezes nem vos tenta ultrapassar com medo que os miúdos se enfiem nas valetas;
 - Vocês chegam a fazer comboios de três e quatro carros de escolas diferentes, comboios que se tornam impossíveis de ultrapassar e que nos obrigam a uma marcha ultra-lenta e ridícula de dois ou três quilómetros.

Talvez compreendam melhor a dimensão disto se disser que a lista de 41 escolas que recolhi acima não foi uma pesquisa básica na internet: Em apenas 10 (DEZ!) dias úteis fui apontando no telemóvel as escolas dos carros que apanhei à minha frente no caminho trabalho/casa e casa/trabalho. Sim, dá tempo para isso... e para muito mais!!!

2 comentários:

MJ disse...

Loooooooooooooool!!!! Dá-lhes, meu!

Mas vê lá se a mensagem chega mesmo lá!

Mariana disse...

Ahahaha!! Eu já fui um desses ai nessa zona, e fui tão mal tratada pelos que iam atrás de mim que quase desisti de tirar a carta. Mas hoje em dia enervam-me, de facto.