Diga lá outra vez...?

"O Chelsea é uma verdadeira constelação de estrelas". Esta da constelação de estrelas é uma das minhas preferidas. Porque como toda a gente sabe também existem constelações de panados e constelações de macacos. É importante salientar que a constelação é de estrelas para ninguém pensar que é de outra coisa qualquer.

Faz-me lembrar aquela expressão que toda a gente usa sem se aperceber "Tenho um amigo meu". Porque se já tenho o amigo, ele já é meu, não é? Ou "Há dez anos atrás", porque se foi há dez anos a gente já percebeu que foi atrás - ninguém conta uma história que lhe aconteceu daqui a dez anos...

Outra que está na minha lista de favoritos: "Estamos de acordo, isso vai de encontro ao que eu pensava". Não, não estamos de acordo. Se vai "de encontro a" quer dizer que está contra. O correcto é mesmo "(...)isso vai ao encontro do que eu pensava".

São expressões que surgem numa conversa mas raramente na escrita pois ao escrever percebemos logo que algo está errado. Não serão tão importantes como os erros de escrita, claro.. Mas hoje achei curioso lembrar algumas destas expressões por causa da insistência do comentador na tal constelação de estrelas.

Lembram-se de mais alguma deste género?

1 comentário:

MJ disse...

Há montes delas mas nem vou mencionar para a Margarida não ter que dizer que também sou muito GASPAR às vezes....lol