Radiohead

Não sei bem como explicar porque é que Radiohead é a melhor banda do Mundo. Quer dizer, há vários motivos, mas sei que em primeiro lugar os gostos são demasiado relativos e depois... os motivos devem ser ouvidos, e não lidos!

Sou apreciador confesso de música, mas não tenho um estilo definido. Gosto de tudo, desde cantares ao desafio ao pop, do rock mais leve ao metal, passando por country, blues e até um pouco de clássica. Mas não sou um daqueles fãs incondicionais de uma ou mais bandas, daqueles que têm os álbuns todos e vão aos concertos na Austrália e no Japão. Claro que há os clássicos intemporais como Beatles ou Queen, de quem conheço e aprecio a discografia quase toda, mas a verdadeira excepção são os Radiohead.

O motivo é simples: São os únicos que, nos momentos certos e na dose ideal me conseguem transportar para uma dimensão diferente. Está explicado. Toda a gente acha que conhece Radiohead, pelo menos o Creep ou o Karma Police, mais uma ou outra canção, mas isso não tem nada a ver com conhecer. Com os Radiohead não funciona assim. Ouve-se um álbum do princípio ao fim pela primeira vez, soa estranho, faz-se um esforço e ouve-se a segunda vez, já começa a entrar no ouvido de maneira diferente e fica-se com vontade de ouvir uma terceira. É a partir desta terceira vez que tudo se transforma - e o resto é indescritível. Porque o som dos Radiohead não é o som de uma ou outra canção que passa na rádio - só faz sentido como um todo, como uma obra global. Mais adjectivos serão inúteis.

Neste sentido, nem deveria colocar aqui uma canção - pois sei que estou a desvirtuar Radiohead ao reduzi-los a uma pequena amostra. Mas como faço questão que eles integrem a banda sonora do blog, cá vai uma versão ao vivo de Paranoid Android, uma das 100 melhores deles...

5 comentários:

MJ disse...

Porque é que é a melhor banda do mundo? Porque tu dizes ou poraque o mundo a entende como a melhor? Eu ñão conheço (quase) nada deles mas fiz questão de ouvir esta música atentamente. Instrumentalmente são muito bons, masa voz dele... aquele timbre irritante... a música era muito melhor cantada com outro tipo de voz, na minha opinião. Além disso, a postura dele entre o autista e o fadista amador rasca não me convence de modo algum. Sorry!

Gustavo disse...

És bem capaz de ter razao...


Ja agora, vê este, a melhor do ultimo album (para mim, claro!)

http://vids.myspace.com/index.cfm?fuseaction=vids.individual&videoid=46837839


Olé!!

RRITA disse...

Eu sei que Radiohead vai mt além de Creep... Mas esta música é tão fucking special... Aliás, não é uma música é um estado emocional ;)

Radiohead... the best of... the best in... the best at... the best on... the best...

Varandas disse...

Olha...esta passou-se... :D

Jc disse...

Olé! Não podia deixar de dizer alguma coisa...

Ponto 1: Não gosto destas classificações de "melhor do mundo"... é que também há quem diga isso dos U2 (que fazem os mesmos albuns há 20 anos só que com capas e letras diferentes)... a revista Maria é que a tem MAIS tiragem em Portugal,a TVI o canal com mais audiências e se vamos para a lotação (em concertos) de estádios de futebol e pavilhões atlânticos... a conversa é ainda mais compplicada...
Ponto 2: Missão urgente para ti "mudar a opinião de MJ sobre o António Iorque".
Ponto 3: Paranoid Android é um hino, independentemente da versão...
Ponto 4: ouvir e conhecer Radiohead é um estado de graça...

Tá bem, eu calo-me!

Abraço

Jc