O Cisne Negro


O Cisne Negro (Black Swan) é sem dúvida um filme muito especial.

Primeiro, o realizador: Sempre que Darren Aronofski tem uma obra nova eu aplaudo de pé, pois é já um dos meus realizadores favoritos. É arrojado, original, diferente. Sim, eu estava em pulgas para ver Black Swan.

Nina Sayers (Natalie Portman) é uma frágil e inocente bailarina que representa na perfeição o Cisne Branco do Lago dos Cisnes. No entanto, o encenador pretende uma bailarina que reúna não só as capacidades de Nina mas também as típicas do Cisne Negro (Sensualidade, malícia). Lily (Mila Kunis) é exactamente o oposto de Nina e também está na luta pelo papel principal. A busca de Nina pelo seu próprio lado negro, bem como o seu perfeccionismo criam um inevitável conflito na sua mente que ameaça seriamente a sua sanidade mental.

O casting das actrizes é cirúrgico e Natalie Portman tem a performance de uma carreira. É absolutamente extraordinária, oferecendo o corpo e a alma às múltiplas alterações na personalidade de Nina Sayers. Para além disto, há momentos brilhantes como a dança do cisne negro, que é dos momentos mais belos da sétima arte nos últimos anos.

Black Swan vai fundo, talvez demasiado fundo. É poderoso, brutal, negro, chegando a um ponto em que leva o espectador à náusea, à dor psicológica, seja lá o que isso for. Se é esse o objectivo, Black Swan é fantástico. Mas digo com toda a sinceridade que há filmes de terror mais leves que este - pelo menos para mim: o terror físico e psicológico que está presente em Black Swan, ainda que velado na categoria "drama" marca-me mais profundamente que o "gore" de um "Saw" qualquer .

Se gostei? Gostei muito, e é sem dúvida um dos melhores e mais marcantes filmes do ano. Mas não acredito que o volte a ver...

Classificação: 17

3 comentários:

Pastilhas Júnior disse...

Se parares de me chatear para ler o teu blog, talvez, apenas talvez, consiga ter tempo para ler o que escrevinhas...
Agora deixa-me ler o teu comentário sobre um filme interessante e perturbador.

Jc disse...

Oi,

Muito bom, muito bom! Grande banda-sonora.

Já viste o Discurso do Rei? Gostei bastante!O Colin Firth veio para ficar... sei que não és grande fã do senhor :)

Abraço,

Jc

Tinês disse...

Chama-me céptica (ou outra coisa qualquer) mas a única coisa verdadeiramente boa no filme é...a Música. E essa não é só boa, é sublime!!
A Natalie também me encantou!
E mais nada...
Mas valeu como entretenimento.

E não achas que para compor Música daquela um gajo tem que ser mesmo todo marado?? Aquilo não pode sair de dentro de uma pessoa normal, digo eu...