Enviado à produção da SIC Mulher, 03/08/11

"Caros gestores de programação da SIC Mulher:

Ponto prévio: por esta altura já deverão saber que o vosso público está longe de ser exclusivamente feminino. É natural, pela diversidade de programas que apresentam, e a verdade é que tal discriminação sexual já não se justifica nos tempos modernos. Como tal, calculo que saibam que muitos dos vossos conteúdos, como O Peso Certo, Masterchef, Chakall & Pulga, etc, são vistos pelo público em geral, que cada vez mais vai abandonando os 4 canais em detrimento da programação do cabo.

Posto isto, e esclarecidas que estão as vossas responsabilidades perante o grande público, tenho dificuldade em compreender como é possível (mais uma vez) deixarem um programa a meio para começarem um outro no mesmo horário. Neste caso foi o Masterchef Australia, que depois do episódio 24 (num total de 86!) terminou abruptamente para dar lugar a mais um Peso Certo americano, a décima(!) temporada.

Deixar um programa a meio é desrespeitar os espectadores. É desleal, imoral, para além de não fazer sentido nenhum em termos de estratégia. Como sabem, estes programas têm componentes destinadas a "agarrar" o espectador, e durante uma temporada são vários os que apanham o programa a meio e depois acabam por querer ver tudo até ao final - é muito frequente.

Agora, neste caso concreto parece-me ainda mais absurda a troca, dada a programação da concorrência: Num momento em que o Masterchef Portugal está no ar na RTP, e sabendo que o público tem aquela tendência natural em achar que a versão estrangeira é sempre melhor que a portuguesa, porquê perder a oportunidade da concorrência directa?

Mais: O Peso Pesado da SIC acabou há dias. O segundo está em fase de castings, prestes a começar. O facto de colocarem um programa igual (em americano) no intervalo dos dois vai aplicar uma overdose tal de gordura acumulada no espectador que poderá trazer efeitos realmente nocivos para as audiências do Peso Pesado 2. Faz algum sentido?

Resumindo: Em termos estratégicos parece-me uma decisão péssima, mas isso não é problema meu. Agora, em termos de respeito para com o espectador é uma atitude de baixo nível e altamente imoral.

Não se faz. Sei que não é a primeira vez, mas comigo é a última."

5 comentários:

LP disse...

Coloque-se de parte o porquê de tu veres esses programas, e fica o registo de uma excelente crítica!!

Quem fala assim não é gago. E és claramente neto do Marramaque!

;)

13@ disse...

fica é claramente registado mais um post apanisgado de quem usa confort e vê programas na sic mulher (e sim, homem que é homem não vê a sic mulher...portanto o nome continua bastante apropriado)...

jC disse...

Sou grande fã do M.C. Australia... apetece-me ir lá e dar-lhes com uma "gesta"!

Abraço,

jC

Ruiva disse...

Junto a minha indignação à tua! Logo agora que aquilo estava interessante!

Anónimo disse...

Olá!Concordo com tudo o que disses-te!
Agora o Masterchef Austrália SÓ dá à Sexta à noite , não existe qualquer repetição... publiquei no mural do facebook da sic mulher... resultado... nenhum, não me deram qualquer resposta ao comentário/sugestão e eliminaram a minha publicação. Fiquei indignada pela falta de consideração pelos seguidores do programa...

Fiquem bem
Bjs
Irene