O desporto em que todos são bons


Sim, é o voleibol. Toda a gente acha que joga bem voleibol.

Nas aulas de Educação Física todos aprendemos um pouco de tudo. Mas o básico do voleibol, pelas suas características, é mais fácil de apreender. No fundo, a ideia é não deixar a bola cair e devolvê-la para o lado de lá da rede. Não dar mais de três toques, evitar o “transporte”, e é isso. Não havendo contacto físico nem regras mais elaboradas como no andebol, basquetebol, ou mesmo futebol (tempo com a bola, nas mãos, tempo limitado para atacar, fora-de-jogo,…) qualquer um aprende o conceito básico em poucos minutos. Acresce a isto o facto de ser um bom desporto para praticar em qualquer lado nas férias, até dentro de água.

E assim se cria, na cabeça de cada um, o mito: “Atenção que eu sou craque no voleibol, já nos tempos da escola…”. E é altura de se dizer às pessoas que o voleibol não é mais fácil do que os outros desportos. É mais fácil de aprender, mas ser um bom jogador de voleibol é tão ou mais difícil do que ser um bom jogador de futebol.

Eu próprio não me convenço do que estou a dizer. Mesmo tendo estatura baixa, tenho a clara impressão de que sou um jogador de voleibol acima da média.

E não é verdade.

Mas não sou nada mau.

1 comentário:

RRITA disse...

Eu sempre achei difícil.
As mãos/braços frios (congelados) durante o rigoroso Inverno no arejado pavilhão da escola... Cada toque, cada dor insuportável... Nunca me conveceu. Foi dos poucos. De resto era boa em tudo. lol.