E portanto parece que "(...)o controlo das emissões dos gases de escape continua a ser um problema
de todos os motores de combustão, sejam eles a gasolina ou diesel. Os
fabricantes têm hoje em dia maiores preocupações ambientais e incorporam
nos automóveis diversos sistemas para reduzir essas emissões (...) está provado que a recirculação de uma parte dos gases de escape (entre
20 a 30%) na mistura admitida nos cilindros permite reduzir a pressão
média efectiva do motor e em consequência disso a temperatura máxima
dentro da câmara de combustão também reduz, pelo que, nestas
circunstâncias, a formação de óxidos de nitrogénio é mais pequena. (...) Para que a percentagem dos gases de escape reintroduzidos na admissão
seja a mais aconselhável e não ultrapasse a percentagem referida
anteriormente, utiliza-se uma válvula especial, mais conhecida por EGR
(Exhaust Gas Recirculation). A função desta válvula é controlar o fluxo
dos meios complementares directamente ligados ao sistema de gestão do
motor." *
Graficamente, a situação é a seguinte:
O que é que isto quer dizer? Que o meu carro veio equipado com esta peça maravilhosa:
E que esta peça lindíssima avariou (diz que acontece quase sempre) e portanto por causa do senhor ambiente vai meio ordenado à vida a resolver o problema da peça bonita e ecológica e dos males que a avaria dela gerou no meu carro.
O meu obrigado à válvula EGR e aos senhores que a inventaram. Estou muito feliz.
* Informação retirada do site http://www.autoblog.pt porque, evidentemente, eu percebo ZERO do assunto.
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