O Humor na TV

No princípio era o Herman. Penso que é unânime que Herman José revolucionou o humor em Portugal e que, durante vários anos, não existia quem estivesse à sua altura. No entanto, o próprio Herman, sensivelmente após o Herman Enciclopédia, entrou numa fase de declínio na carreira, natural talvez, e que seria o momento certo para aparecerem novos talentos para ocupar aquele espaço tão importante no humor em Portugal. O problema é que as tentativas que surgiram nessa fase (Programa da Maria, Paraíso Filmes, etc.) por umas ou outras razões, não tiveram o sucesso pretendido, deixando a televisão portuguesa um pouco órfã de programas humorísticos de qualidade superior.

O surgimento dos Gato Fedorento encabeçados por um fabuloso Ricardo Araújo Pereira, veio comprovar que o povo estava desejoso que aparecesse alguém que nos fizesse rir, pois criou-se desde logo um movimento de fãs na SIC radical e na Internet que os empurrou para a fama em menos que nada. E durante uns quatro ou cinco anos, o humor foi quase exclusivo dos quatro “mosqueteiros” das Produções Fictícias.

Acontece que a concorrência desta vez está a funcionar. Programas como Os Contemporâneos e TeleRural conseguiram o seu espaço com tipos de humor diferentes do dos gatos e agarraram o seu mercado. De tal maneira que, regra óbvia da concorrência, Os Gato Fedorento abandonaram um certo relaxamento que se havia apoderado deles nos últimos tempos e foram obrigados a puxar dos galões para aumentar a qualidade do seu programa. Vi no Domingo o último Zé Carlos e notei essa melhoria em em relação às primeiras emissões da série, que eram muito, muito mornas... Claro que todos nós, apreciadores de humor, ficamos a ganhar com esta nova vaga do humor em Portugal.

A mais recente novidade humorística na TV é O Programa do Aleixo, talvez ainda desconhecido do grande público. Mas não por muito tempo... Se ainda não viram, têm mesmo que ver. É um talk-show indescritível e obrigatório para quem gosta daquele tipo de humor non-sense, disparatado e viciante. Neste momento, talvez por ser novidade, é o meu preferido. E faz-me rir às gargalhadas.. Baseia-se nos Conselhos de Bruno Aleixo que surgiram na Internet não se sabe como nem quando e que, só por si, já eram hilariantes. Também já assolou a Internet, por isso poderão visualizar facilmente as primeiras cinco emissões no YouTube. Não percam... Mesmo!

5 comentários:

MPR disse...

Agora até cronista televisivo... és um poço de talento!

Varandas disse...

Achas mesmo? Gosto é de falar de tudo e mais alguma coisa...:)

Anónimo disse...

Oh pah... Neste post eu não podia falhaaar!
O Bruno Aleixo... O meu mais novo ídolo... É sem duvida o único humor q me faz rir às gargalhadas enquanto vejo...
É do melhor! Pa quem nunca viu... vejam desde o início... É realmente fantástico.

Beijo*

Anónimo disse...

Digamos que sou mais apreciadora de humor espontâneo... Aliás muitas vezes o segredo da gargalhada está na imprevisibilidade do que a antecede...
Sentar-me em frente de uma televisão ou de um pc, com hora marcada ou com botões para começar/parar, e ouvir humor a fio... Hmmm... Doesn´t work...

De qualquer maneira, um bem haja ao humor!

;)

Anónimo disse...

OS HOMENS QUE USAM BRINCO.................. SÃO DROGADOS! Demais para mim que, claro está, uso brinco. lol Este novo programa é fantástico... tou extremamente agradecido ao teu irmão que me falou dele! e já sabes: nunca vás ao café do Aires!

CRF 13