A Estrada / Nove

Depois de Este País não É Para Velhos, A Estrada é a mais recente adaptação de um best-seller de Cormac McCarthy ao cinema. Um filme impressionante em todos os aspectos. A estrada é duro, violento, cruel e marcante, altamente desaconselhável para estômagos fracos. A fotografia é fabulosa, Viggo Mortensen afirma-se mais uma vez neste tipo de cinema e os cameos de Robert Duvall e Guy Pearce funcionam na perfeição.

A Estrada não é uma história feliz, é a descrição da luta pela sobrevivência de um pai e de um filho após um qualquer acontecimento apocalíptico que deixa o planeta destruído. Excelente, a fazer lembrar Ensaio Sobre a Cegueira, na exploração das características mais básicas de cada indivíduo, aquelas que se revelam apenas em situações limite e que marcam a diferença definitiva, na sua essência, entre um homem bom e um homem mau.

Classificação: 17

Nove tem quase tudo para funcionar: Um realizador com provas dadas - ganhou um Oscar neste género (Chicago), muitos actores de renome com o enorme Daniel-Day Lewis à cabeça, glamour, charme, encanto, cor e muita música. Só lhe falta o conteúdo. É que Nove tem muito pouco para contar, e sem argumento todo o filme se revela um surpreendente fiasco. Assistimos a um número musical de cada estrela, e como temos oito (!) grandes actores o filme é pouco mais que um desfile de Carnaval, com música atrás de música, actrizes que aparecem só para cantar e desaparecem sem terem um papel relevante na narrativa (Kate Hudson, Fergie, Sophia Loren, até Nicole Kidman) e dotes vocais medíocres de Judi Dench e do próprio Daniel-Day (que diabo, não se pode ser o melhor em tudo!).

Apesar do esforço destes dois últimos, que realmente não sabem representar mal, e dos encantos de Penelope Cruz e Marion Cotillard, a pouca história que existe (um realizador em crise de ideias e com relações problemáticas com as mulheres da sua vida) é mal explorada e as letras das canções roçam quase sempre o ridículo. Contam-se pelos dedos as cenas valiosas do filme - e são cenas soltas, claro: As danças quase eróticas de Penelope e Fergie e a cena de Daniel-Day sozinho no cinema não valem o preço do bilhete. Apesar do esforço heróico dos actores em darem sentido a uma história inexistente... Nine é já a desilusão do ano. Que desperdício de talento!

Classificação: 13

5 comentários:

Mariana disse...

Boa... Nine era um dos q eu era pa ir mesmo ver ao cinema.. Bah

Beijo*

Anónimo disse...

Guido!!Guido!! Guido!! Lol...

MJ disse...

Só falas de filmes que não passam aqui no cinema de Montalegre.... por isso o que eu quero mesmo é que fales do novo "baile" da Diana no Ídolos!!!

Varandas disse...

Contini...Contini... eheheh!

Mariana, vai na mesma! Não é o show que se esperava, mas tem umas coreografias engraçadas... ;)

Gustavo disse...

Excelente descriçao de A Estrada, tambem eu me lembrei do romance do Saramago. E nem falamos sobre isso... :)

Quanto ao Nine, sem comentarios. Genero ao lado do que eu aprecio.