Man on the Moon

Tarde, muito tarde, mas nunca é tarde demais para estas descobertas. Neste caso falo de Andy Kaufman, personagem que me passou ao lado este tempo todo e que é, no mínimo, diferente.

Kaufman é (foi) alguém que vale a pena conhecer. Pelo seu percurso, pela sua visão "diferente" do Mundo, pela sua noção avançada do entertenimento puro, mais do que da simples comédia e do "fazer rir". Não era um comediante, mas alguém que "canta-e-dança", como ele dizia. Pretendia levar a audiência não só a rir, mas a sentir algo diferente, experiências novas, o que levava não raras vezes a que fosse mal interpretado.

Tenho há muito tempo o filme "Man on the Moon", que relata a vida de Andy Kaufman num excelente desempenho de Jim Carrey, mas nunca tinha tido aquela vontade de o ver. Foi há dias, na empresa, que um colega me mostrou a primeira intervenção de Kaufman no Saturday Night Live a "interpretar" Mighty Mouse e me levou a perceber que tinha imediatamente de ver o filme.

O filme, embora bom, não é extraordinário. Mas Kaufman era. O simples facto de muitos não terem acreditado, durante anos, que ele havia morrido de cancro no pulmão diz muito do que já se podia esperar das loucuras de Andy Kaufman. Basicamente tudo....


1 comentário:

Maria Joao Pedreira disse...

Uma personagem um bocadinho hesitante para o meu gosto,devo dizer!