Tenho saudades do Paulinho Santos.

Arbitragens e polémicas à parte, o Porto segue como líder incontestável do campeonato quando está disputado 1/5 do mesmo. E o que é que eu acho disso? Nada. Um vazio absoluto. Não me aquece, não me arrefece, não me chateia, não me preocupa. E o que me preocupa é exactamente isto - o não me preocupar.

A rivalidade Benfica/Porto é antiga e atinge proporções incríveis no Norte de Portugal. Como acontece no Sul entre Benfica e Sporting. Nada de novo aqui. O problema é que esta rivalidade tem que ser alimentada, tem que ser terrível, tem que existir aquele ódio de estimação e tenho sentido a falta essa componente. Noto que tenho vindo a sentir a mesma indiferença pelos resultados do Porto que desde sempre nutro pelos do Sporting. Terá a ver com o facto de o Benfica ser Campeão Nacional? É possível. Mas eu avanço com uma teoria diferente.

O Falcão é um tipo simpático, pá!; O Hulk quando calha bem é daqueles jogadores que qualquer adepto de futebol gosta de ver jogar. O Fernando é sossegado ao estilo de um Obama, o Rolando raramente aleija alguém, o Helton toca guitarra e o Moutinho só chateia o Sporting.

Onde é que está o Jorge Costa??? Que é feito de um Fernando Couto, para quem canela era até ao pescoço (Ah, que saudades de um Fernando Couto!!!)? Um André, um Jaime Magalhães, o saudosíssimo Paulinho Santos??? As vendas de Bruno Alves e Raul Meireles foram um rude golpe no coração dos mais acérrimos benfiquistas - Foram o canto do cisne de um Porto que já não nos provoca aquela raiva profunda, que carece daquele espírito de batalha que tão bem caracterizava os jogadores dos seus plantéis!

Agora quando muito temos um Fucile e um Rodriguez que mandam umas bocas mas não têm tido os minutos e a qualidade futebolística necessários para provocar mossa... No último Benfica-Porto foi o Benfica que teve que assumir a despesa da pancadaria, que bateu, agrediu, pisou. Do lado do Porto, nada. Nem uma cotoveladazinha ao Cardozo, que está sempre ali a jeito. Onde é que isto vai parar?

O Porto está-se a tornar uma equipa simpática, como o Sporting sempre foi para os benfiquistas do Norte. Penso que urge recuperar a atenção, a raiva, o "ódio" desta massa de adeptos, e não é com títulos que se vai conseguir o objectivo.

Vejam lá isso, que a gente já tem saudades!

9 comentários:

jf disse...

Jon, escreves bem, é um facto incontestável! Essa dita rivalidade existe e sempre vai existir...preocupa-te, já que algo de errado de está a passar contigo! :p
Abraço

Gustavo disse...

O problema é teu, nao da simpatia da equipa do porto.

;)

Fossemos nós em primeiro e ias ver essa "doçura"! Juizo, pá!

:)

Anónimo disse...

Percebo uma finíssima ironia no teu discurso. Mas, nem assim o aceito. O Gustavo tem toda a razão. Juízo, pá!

Unknown disse...

Ai ai, o teu problema é que como a maioria dos benfiquistas, diria mesmo portugueses, contentas-te com pouco. O Benfica ganha o campeonato e a taça da cerveja e ficam logo de barriga cheia, "ahhh não consigo comer mais"...mas uma coisa é certa, até eu tenho saudades dessas míticas personagens que invadem o nosso imaginário infantil do futebol.
Outra coisa, o maxi é o novo andre, o david luiz o novo argel, o cesar peixoto o novo couto, e o javi consegue ser QUASE tao bom como o paulinho...mas esse meu caro amigo, é bíblico:)

abraço!

Francisco Gonçalves disse...

Ui ui parece-me o levantar da bandeira branca!!!!

Ainda falta muito jogo Varandas!!!!

Mas admiro-te por seres realista.

RRITA disse...

Muito bom.

Anónimo disse...

De certez que algum portista leu o teu post e pensou: Não seja por isso. Se é por falta de provocações aqui vai uma óptima para a capa do Jogo!

Anónimo disse...

Estou de acordo com este anónimo. Já não pode um homem deixar de sair à noite e aplicar-se no seu trabalho.

Anónimo disse...

ESPERA PELAS ESCUTAS DE 2010\2011 DEVEM SAIR LA PARA 2015.

VAMOS VER A QUEM VAI SER SERVIDO O JANTARINHO DESTA X