Josh Groban sings Kanye West tweets

Tenho que confessar que nunca fui muito à bola com Josh Groban, aquele cantor pop-opera americano que surgiu recentemente. Mas depois de o ver como actor em "Amor Estúpido e Louco" e num episódio de "The Office" comecei a achar alguma piada ao rapaz e a ouvi-lo com mais atenção.

Agora, acabo de descobrir esta pérola no Youtube. E afinal o Josh Groban é o maior...

3!


Num dia especialmente complicado e preenchido, só sobra mesmo tempo para celebrar (minutos antes da meia-noite) o terceiro aniversário de Corda aos Sapatos.

Sim, ainda estamos por cá. E estaremos!!!

Memórias da neve

Iniciaram os preparativos com vista à próxima snow trip, no início de 2012. Com antecedência, claro, para conseguirmos os preços mais baixos e as melhores condições.

A verdade é que as saudades já apertam... a primeira experiência foi assim:



E atenção, o último take foi filmado a meio da semana! A partir daí já andava com tanto gás que a câmara nunca mais me apanhou... :)

Community

Este artigo tem estado, já há algum tempo, à espera do momento certo para surgir. Pois bem, parece-me que o momento chegou.

Community é uma série de baixo orçamento, numa segunda linha das séries de comédia norte-americanas. Um jovem advogado é forçado a frequentar um colégio comunitário, no qual se junta a um grupo de estudos que se reúne periodicamente. Community começa mal. Os actores são claramente de segunda linha, as personagens são demasiado estereotipadas, o argumento é fraquinho e os próprios gags são previsíveis. Durante uns bons 7, 8 episódios a série não convence e parece condenada ao esquecimento.

No entanto o que acontece com o Community é raríssimo: A partir de determinada altura (em meados da primeira temporada) a série arrisca, ganha dimensão, qualidade e uma personalidade muito própria. De repente torna-se facilmente a série mais inventiva e original da actualidade em termos de comédia, principalmente porque pode dar-se a esse luxo. Pode ter um episódio completo que é um jogo de "Dungeons and Dragons", ou outro em que todos se transformam em Zombies ou em bonecos de maçapão. No final de cada ano lectivo há um grandioso jogo de paintball na escola que é um absoluto delírio. E isto são apenas exemplos.

O problema de Community é apenas o "começar a gostar". Porque no início é realmente complicado entrar no ritmo. Mas vale bem a pena!

E porque é que este é o melhor momento? Porque o episódio desta semana (S03E04 - Remedial Chaos Theory), de tão original e divertido, parece-me o melhor exemplo do que é realmente o mundo de Community. E porque como nesta série em concreto o melhor será ver um episódio aleatório para perceber a dimensão, eu sugiro este mesmo.

Experimentem, e depois digam-me o que acharam... Eu já sou fã incondicional!

O mais recente ataque da Cegonha

Soube há dias que o autor do magnífico cabeçalho deste blog e a esposa vão ser papás e estão, por isso, de parabéns.

Não foi pelo próprio primo Pedro que soube, pois se dependesse dele talvez eu só viesse a saber quando a criança estivesse em idade de entrar para a escola.

O facto merece menção no blog por vários motivos: Porque me apetece; porque fiquei realmente contente com a notícia; porque o futuro papá está, como já referi, relacionado com o sucesso de Corda aos Sapatos; e ainda (se me permitem) porque tenho notado uma reduzida participação de familiares neste espaço e pode ser que esta referência tenha o condão de vos trazer de volta...

Muitos parabéns à Mariana e ao Pedro!!!

Lama's Temple - Matosinhos

Regressando ao capítulo das Gastronomias, hoje venho falar-vos da mais recente pérola da restauração em Matosinhos.

Como clientes habituais do La Mafia, aproveitámos uma bela noite de Domingo para mais uma refeição da qualidade a que este espaço já nos havia habituado. Qual não é o espanto quando reparamos que... em poucos dias o espaço tinha fechado e já estava em funcionamento o novíssimo restaurante : Lama's Temple.

Esfomeados mas um pouco desconfiados, espreitámos a ementa na diagonal e fomos imediatamente abordados pelo simpático empregado Jorge, que se apressou a explicar o conceito:

"O Lama's Temple não é um restaurante chinês ou japonês. A ideia é a fusão da cozinha tradicional portuguesa, de pratos "conhecidos", com um toque oriental que lhes confere um sabor totalmente novo. Também há pratos exclusivamente portugueses e exclusivamente orientais, mas o ponto que marca realmente a diferença no Lama's Temple é a mistura de sabores".

Espicaçados pela curiosidade e pelos estômagos vazios, avançámos para a experiência.

O espaço (que já conhecíamos, embora com uma decoração diferente) é amplo, iluminado, óptimo. E o empregado foi de uma eficácia e simpatia a toda a prova durante a refeição.

As entradas... uma delícia. Desde as espetadinhas de frango ao sashimi de salmão (o melhor que já provei), ambas passaram no teste com distinção. Quanto ao prato principal, e como a ideia era testar o tal conceito, apostámos em duas variantes do lombo de boi: À Lama's e Picante. E o resultado é uma explosão de sabores. É uma experiência realmente diferente, o sabor tradicional e rústico da carne com o toque exótico das especiarias, dos legumes, dos temperos. Nota positiva ainda para as quantidades, pois as doses são muito bem servidas.

Despedimo-nos com a promessa de regressar brevemente, sendo brindados uma vez mais com a simpatia de todos os que trabalham no Lama's Temple.

É um conselho de amigo: Se procuram algo diferente, original e saboroso, experimentem - não se vão arrepender...

Ainda os subsídios

Na onda das medidas de austeridade promovidas pelo Governo no OE 2012, eu ainda não tinha percebido o que acontece a quem aufere menos de 1.000 euros mensais. Hoje percebi, finalmente:

"Afinal quem ganha menos de mil euros brutos não perde só um subsídio no ano que vem. O Orçamento do Estado para 2012, entregue esta segunda-feira pelo Governo da Assembleia da República, mostra que quem ganha por exemplo, 900 euros brutos, também perde um subsídio inteiro, mais 60% do outro.

Na altura em que anunciou a medida, o primeiro-ministro disse que, para quem ganhava mil euros brutos ou mais, eram eliminados os dois subsídios (férias e Natal), sendo que, para quem ganhava entre 485 e mil euros, seria aplicada uma taxa progressiva que equivaleria em média à perda de um desses subsídios.

Na verdade, é aplicada uma fórmula que faz com que, a partir dos 485 euros, essa taxa vá aumentando. Por exemplo, quem ganha 500 euros brutos, perde apenas 6% de um dos subsídios, quem ganha 740 euros perde praticamente um subsídio inteiro e, a partir daí, perde-se mais do que um subsídio. Por exemplo, um salário bruto de 800 euros dá direito a perder um subsídio mais 22% do outro e um salário de 990 euros faz desaparecer um subsídio inteiro mais 96% do outro.

Segundo o documento, para quem ganha entre 485 e mil euros brutos, aplica-se a seguinte fórmula: subsídios/prestações = 941,75 - 0.94175 X remuneração base mensal.

Assim, aplica-se a seguinte tabela (em que a 1ª coluna é o salário bruto e a 2ª é a penalização):

Salário de 485 euros - 0%
Salário de 500 euros - 6% de um subsídio
Salário de 550 euros - 25% de um subsídio
Salário de 600 euros - 45% de um subsídio
Salário de 650 euros - 64% de um subsídio
Salário de 700 euros - 83% de um subsídio
Salário de 740 euros - 99% de um subsídio
Salário de 750 euros - 100% de um subsídio + 3% de outro
Salário de 800 euros - 100% de um subsídio + 22% do outro
Salário de 850 euros - 100% de um subsídio + 42% do outro
Salário de 900 euros - 100% de um subsídio + 61% do outro
Salário de 950 euros - 100% de um subsídio + 81% do outro
Salário de 990 euros - 100% de um subsídio + 96% do outro
Salário de 1.000 euros - 100% de ambos os subsídios"

Fonte: agenciafinanceira.iol.pt

A verdade é que, independentemente da moralidade e da necessidade destas medidas, assim faz sentido. Estava-me a parecer muito estranho um vencimento de 1.000 euros ficar sem subsídios e um de 900 euros não ser também afectado.

Provavelmente já toda a gente sabia isto ao pormenor. Eu ainda não...

Palavras para quê?

Amigos Coloridos / Amor Estúpido e Louco

Em época morna de cinema, nada melhor que um par de comédias românticas para descansar o cérebro e manter intacto o hábito de visitar salas de cinema enquanto aguardamos a época alta que está para chegar.

Amigos Coloridos era uma excelente escolha, porque a actriz principal é a Mila Kunis. Sim, e o par é o Justin Timberlake. Surpeendentemente, começa muito bem e garante uma hora de diversão despreocupada. A química entre ambos funciona, há gags bastante bons e o ritmo é óptimo! No entanto o filme acaba por entrar inevitavelmente naquela toada morna e lamechas típica e desce até um nível de comédia romântica banal. Mas vale bem por aquela hora inicial e pelo incrível elenco de secundários, onde figuram Woody Harrelson, Patricia Clarkson, Jenna Elfman e Richard Curtis!

Quanto a Amor Estúpido e Louco, para além de ter no elenco duas das minhas divas da adolescência (Marisa Tomei e Julianne Moore) tinha nos principais papéis dois dos meus actores favoritos em registos opostos (Ryan Gosling e Steve Carell). É bem interpretado, menos eufórico nas piadas que o anterior mas com mais conteúdo e acaba por ter um desenvolvimento mais interessante, embora com os mesmos pecados - a atracção pelos lugares-comuns.

São dois filmes que não desiludem, embora não tragam nada de realmente novo. Ambos óptimos para uma tarde chuvosa de Domingo.

Angry birds

Grande parte da culpa de ter escrito tão pouco nos últimos tempos deve ser imputada a estes passarinhos parvos.

Angry Birds é o jogo mais viciante de sempre. Pronto, já disse. E joga-se a toda a hora, em todo o lado, e cada nível é uma tarefa que tem que ser cumprida. TEM QUE SER cumprida.

Agora que já passei os níveis todos, de todas as versões, com as pontuações máximas todas, voltei a ser uma pessoa normal.Pelo menos até à próxima actualização...

Maioria?

Notícia da TVI em rodapé durante entrevistas de rua na Madeira, após os resultados das eleições:

"Maioria dos madeirenses revela-se satisfeita com resultado das eleições"

À primeira vista, é uma frase parva. Se a vitória foi com maioria, é normal que a maioria esteja satisfeita.

Numa segunda análise, foi a primeira vez que apesar da maioria absoluta o PSD não teve a maioria no total dos votos da Madeira. O que quer dizer que se entrevistassem todos os habitantes votantes da Madeira a maioria estaria insatisfeita com o resultado das eleições...

O que é que isto quer dizer? Não sei bem. Mas achei que era um rodapé parvo.

Casa dos Segredos

Noto que há uma forte aversão de muitos à Casa dos Segredos, ao contrário do que se passa com programas como Masterchef ou Peso Pesado. Compreende-se, sem dúvida, pois na Casa dos Segredos o nível cultural é praticamente inexistente e não há nenhum propósito útil como acontece com outros "reality shows".

Mas também notei que o "Último a Sair" teve uma adesão fantástica, quando o principal objectivo era troçar de programas deste género. Ora acontece que eu, espectador assíduo de tudo e mais alguma coisa, penso que as pessoas olham para a Casa dos Segredos da forma errada. Tentam levar o programa a sério, acham que é uma invasão de privacidade andar a observar a vida dos outros, etc.

Meus caros, a Casa dos Segredos é um programa tão bom ou melhor que o Último a Sair, com a vantagem adicional de que é absolutamente genuíno - ninguém ali está a gozar com ninguém, ou a fazer troça - eles são MESMO assim! Os concorrentes foram seleccionados com os piores critérios possíveis e são a nata da sociedade. A sério! Façam um esforço e rapidamente compreenderão o que vos digo.

Posso adiantar desde já (para quem nunca viu) que se gerou uma acesa discussão sobre Angela Merkl que nenhum dos 20(!) concorrentes sabia bem de quem se tratava. E que há lá um jovem que nunca na vida quer ir para Inglaterra porque não gosta, se tiver que ir para fora será para... Londres. E há ainda esta, a minha preferida:



Pérolas, meus amigos. Pérolas.

Reanimação

É sempre assim, nesta transição Verão-Outono, todos os anos.

Parece que não há assunto, nem vontade de escrever, nada...

Mas está na altura de reanimar o blog, senão a minha priminha 13@ não tem nada para criticar.

Starting now.

Someone Like You

Sim, eu sei.

Mas quando já todos pensavam que não se consegue ouvir mais esta música porque está em todo o lado, eis que aparecem estes tipos...



...e de repente lembramo-nos outra vez do quão fantástica é esta preciosidade da Adele. Mais uma vez, que pena as rádios fazerem o que fazem com as músicas de que gostamos.