Community

Este artigo tem estado, já há algum tempo, à espera do momento certo para surgir. Pois bem, parece-me que o momento chegou.

Community é uma série de baixo orçamento, numa segunda linha das séries de comédia norte-americanas. Um jovem advogado é forçado a frequentar um colégio comunitário, no qual se junta a um grupo de estudos que se reúne periodicamente. Community começa mal. Os actores são claramente de segunda linha, as personagens são demasiado estereotipadas, o argumento é fraquinho e os próprios gags são previsíveis. Durante uns bons 7, 8 episódios a série não convence e parece condenada ao esquecimento.

No entanto o que acontece com o Community é raríssimo: A partir de determinada altura (em meados da primeira temporada) a série arrisca, ganha dimensão, qualidade e uma personalidade muito própria. De repente torna-se facilmente a série mais inventiva e original da actualidade em termos de comédia, principalmente porque pode dar-se a esse luxo. Pode ter um episódio completo que é um jogo de "Dungeons and Dragons", ou outro em que todos se transformam em Zombies ou em bonecos de maçapão. No final de cada ano lectivo há um grandioso jogo de paintball na escola que é um absoluto delírio. E isto são apenas exemplos.

O problema de Community é apenas o "começar a gostar". Porque no início é realmente complicado entrar no ritmo. Mas vale bem a pena!

E porque é que este é o melhor momento? Porque o episódio desta semana (S03E04 - Remedial Chaos Theory), de tão original e divertido, parece-me o melhor exemplo do que é realmente o mundo de Community. E porque como nesta série em concreto o melhor será ver um episódio aleatório para perceber a dimensão, eu sugiro este mesmo.

Experimentem, e depois digam-me o que acharam... Eu já sou fã incondicional!

Sem comentários: