No Mundial das trocas

As colecções de cromos de futebol da Panini, como já referi aqui em tempos, são um gosto antigo. Resquícios da infância, claro, e das boas memórias de quando o meu pai chegava para almoçar com os bolsos cheios de carteiras novas para distribuir por mim e pelo meu irmão... mais do que o regresso à infância, torna-se instintivamente um culto.

Não tendo, ainda, a desculpa óbvia de muitos adultos que também vibram com estas colecções ("Ah, sabe como é, é para o miúdo que ele tem esta maluqueira..."), descobri intuitivamente, aqui na terra onde todos me conhecem, a forma de contornar a situação algo "estranha" de um indivíduo de 30 anos andar a comprar carteiras de cromos:

- Queria 20 carteiras de cromos do Mundial, por favor.
- [sorriso de gozo] Ai também gostas disto? Os miúdos vêm cá comprar muito...
- [Ar sério) É diferente. Eu sou coleccionador.
- [Respeitosamente] Ah, muito bem, não sabia!

O problema, no entanto, é que não conheço mais ninguém que esteja a fazer a colecção. O que, parecendo que não, torna a tarefa de terminar a caderneta praticamente impossível, pois nos tempos de escola os grandes avanços davam-se com a troca dos repetidos. A solução? A magnífica Internet e o correio, pois claro!

O site trocacromos.com veio resolver o meu problema. Já o tinha utilizado numa colecção anterior, mas nesta tem sido impressionante. Até agora troquei cerca de 150 cromos com várias pessoas, em trocas combinadas num fórum e efectuadas por correio. Faltam-me apenas 24 para acabar a colecção...
Mas o mais interessante de tudo, meus amigos, é verificar a dedicação que estas pessoas têm à causa. Sim, há enganadores, mas muito poucos e são rapidamente eliminados do fórum. Mas os outros, os sérios, não só enviam sempre os cromos em correio azul como os colocam em pequenos embrulhos com fita-cola, agrafos e outros materiais para acomodar bem os cromos dentro do envelope. Fascinante...! (Talvez um bocadinho doentio, vá.)

É que isto do ser coleccionador, afinal, até tem que se lhe diga...

3 comentários:

Besaina H. disse...

O Barandas só agora é que falas nisto? Já só me faltam 15. Não estás só neste mundo dos "adultos". E o Juan tb está a fazer.
A desculpa dos sobrinhos tb funciona bem.
Abraço!

Anónimo disse...

Deixa lá, há muitos como tu. O "bichinho" anda por aí. Vale mais um gosto na vida...

Anónimo disse...

http://www.youtube.com/watch?v=idLG6jh23yE&feature=player_embedded

lindo.

Não é virus é da Nike