Adeus, Senhor do Adeus!

Hoje fiquei absolutamente surpreendido com a enorme manifestação de carinho que se gerou pela Internet durante o dia devido ao falecimento, aos 80 anos, do Senhor do Adeus. Aquele senhor que estava sempre no Saldanha a dizer adeus a quem passava, aquele que fazia com que os jovens (e não só) passassem por lá de propósito, a buzinar, para receber em troca um aceno que os divertia.

Sabe-se agora que o Senhor do Adeus não era, afinal, um maluquinho que ali estava. Era apenas um homem só que se distraia, que se sentia feliz naquele singelo e peculiar momento de partilha, de ligação - apenas isso. O Senhor do Adeus adorava o cinema, tinha um blog, tinha amigos. Era amigo de todos.

Também me surpreende a forma como esta notícia me tocou profundamente. Não sei se pela onda de mensagens de despedida que se gerou, se pela descoberta da verdadeira personalidade do senhor, ou se apenas porque era (mesmo que fosse o "maluco" que eu pensava) uma personagem que nos transmitia qualquer coisa boa que não sei explicar.

Disse-lhe adeus apenas duas vezes desde que mo "apresentaram". Hoje despeço-me pela terceira e última vez.

"Solidão, essa senhora é uma malvada, que me persegue por entre as paredes vazias da casa. Para lhe escapar, venho para aqui. Acenar é a minha forma de comunicar, de sentir gente."
João Serra (O Senhor do Adeus), 1930 – 11 Novembro 2010

1 comentário:

MJ disse...

Curioso. Nunca tinha ouvido falar deste Senhor.E agora parece que afinal o conhecia há muito.

Muito pior do que a doença é a solidão.