Em Portugal, claro...

Acabado de chegar de uma semana em trabalho, dirijo-me a um posto de uma grande gasolineira para atestar a viatura da empresa antes de a entregar, como de costume. Escolho uma bomba daquelas que não são em pré-pagamento, pois como não sou bruxo não faço ideia de quanto preciso para encher o depósito. 

Após abastecer, vou efectuar o pagamento. São 33 euros. Apresento o cartão, à espera da tradicional pergunta “deseja factura com número de contribuinte?” e em vez disso sou brindado com um “não quer aderir à nossa promoção de dois limpa-vidros mais dois chocolates e mais não sei o quê com desconto XPTO?”.  Respondo que não e vejo quase de imediato o talão a sair da máquina. “Finalmente”, pensei, “sai o raio da factura sempre sem ter que ser eu a pedir, com um espaço em branco para eu colocar o nº de contribuinte. Tão fácil.” Fácil demais, claro.

“Isto é factura, certo?”
“Ah… queria factura com número de contribuinte??? Pois… agora já não é possível…”
“Pois. Mas o que é certo é que eu preciso de uma factura de 33 euros.”
“O sistema agora já não permite gerar…”
“Então e uma factura manual? Não pode passar?”
“Não, com este novo sistema deixaram de nos facultar o bloco de facturas! Mas pode escrever aí o contribuinte, o nome e a morada completa”
“Completa? Para quê?”
“Agora tem que ser a sede da empresa a enviar a factura para a sua empresa.” 



Desisti, entreguei o carro e peguei no meu que, por sorte, estava a precisar de combustível e que, por sorte, usa o mesmo combustível do carro da empresa. Voltei ao mesmo posto e desta vez escolhi uma bomba de pré-pagamento, pois já sabia que ia gastar… 33 euros. Ao efectuar o pagamento, diz-me o mesmo senhor: “Desta vez quer factura, certo?” ao que eu respondo, evidentemente, “Já da outra vez queria…”. Dou os dados para a factura e, cereja no topo do bolo, diz ele:

“Agora só tem que ir atestar e no fim vir aqui buscar a factura”
“Como? Já paguei e não levo factura???”
“Só depois de atestar é que o talão sai da máquina…” 

Portanto, quem quiser pré-pagamento (que supostamente é para facilitar a vida a toda a gente) e também quiser factura (que supostamente é obrigatório) ganha duas viagens de ida e volta à caixa. Bonito…

Como é que se implementa o que quer que seja num país como este? Alguém me explica???

2 comentários:

RRITA disse...

De facto é incrível...

MJ disse...

Nem consigosequer perceber ! Eu não saía de lá sem fazer um big escândalo, garanto-te.