Oscar 2013 - As previsões

É um ano em que há de tudo: Dos veteranos aos novatos, do musical à comédia, do drama à acção... o que torna mais complicado distinguir os melhores dos menos bons. Há prémios demasiado evidentes e outros em que todos os nomeados parecem ter hipóteses de ganhar. O que nos pode reservar a noite de 24 de Fevereiro?

Tudo começa com o dia 10 de Janeiro e com a enorme surpresa de não se ver Ben Affleck no lote dos nomeados para melhor realizador. As contas ficaram, desde logo baralhadas e foram complicando cada vez mais: A academia costuma emparelhar o filme com o realizador, e entre 9 nomeados para melhor filme Argo pareceu ficar logo em desvantagem. No entanto, desde aí, tem ganho todos os prémios da época. Parece um pouco uma provocação à Academia... que normalmente não se deixa influenciar. Tenho para mim que Lincoln é o favorito da Academia desde o início e que poderá ganhar esta corrida a Argo. Mas no fim de contas, a aposta mais segura é mesmo em Argo para melhor filme.

Já para realizador, e pelos mesmos motivos, a luta é acérrima. Sem Ben Affleck no lote, Spielberg sai bem posicionado apesar de nem sequer ter sido nomeado para os BAFTA, por exemplo! Ang Lee e Michael Haneke estão à espreita e podem surpreender.

Daniel Day-Lewis e Anne Hathaway são os mais brilhantes do ano e vão ganhar os respectivos prémios. Menção honrosa para Hugh Jackman e Sally Field, mas nada mais do que isso.

Quanto à melhor actriz... há 3 favoritas: Jessica Chastain, Emmanuelle Riva e Jennifer Lawrence. O Oscar assentava bem a qualquer uma, e se Chastain partiu em vantagem a verdade é que Riva e Lawrence ganharam os prémios mais recentes e prometem luta até ao final...

A grande surpresa poderá ser o melhor actor secundário. Tirando talvez Alan Arkin, qualquer um dos restantes pode vencer - embora me pareça que a estatueta vá acabar nas mãos de Christoph Waltz ou de Tommy Lee Jones...

Venha o veredicto!

2 comentários:

Anónimo disse...

Acho ridículo o Di Caprio não estar nomeado para o oscar de melhor actor secundário. É dos melhores papéis dele em anos e faria muito mais sentido estar ele nomeado do que o Christoph Waltz, por exemplo. Que dizes? Nica

Varandas disse...

Concordo, Nica. Mas já não é de hoje: O DiCaprio tem dado provas mais do que suficientes para ser premiado... e o Waltz já ganhou justamente o Oscar em 2010.

O DiCaprio merecia mais do que, pelo menos, o Robert de Niro e o Alan Arkin. Pelo menos!