The Leftovers

Não é novidade para ninguém que as séries são um dos meus hobbies favoritos. Não dispenso o acompanhamento de 3, 4 séries em simultâneo. Como o faço? Não é fácil, mas é tudo uma questão de organização. Claro que quando vier o próximo rebento sei que vou ter que abrandar durante uns meses, tal como aconteceu com o anterior.

Estou constantemente a descobrir séries novas, a acabar outras, a desistir de outras, o processo é contínuo e por norma umas vêm preencher o espaço que a anterior deixou vazio.

O problema é que por vezes a série foi tão incrível que não é fácil preencher esse espaço. Porque não é fácil encontrar outra que esteja à altura, ou porque aquela série nos tocou de uma forma especial.

Aconteceu-me poucas vezes: quando acabei Sete Palmos de Terra, Breaking Bad e agora The Leftovers.



The Leftovers, sente-se logo desde o início, é especial. São 28 episódios divididos por 3 temporadas e tem um tema no mínimo estranho: um fenómeno inexplicável que faz desaparecer, de forma aleatória, 2% da população mundial.

Desengane-se quem pensa que é uma série sobre o oculto, de fantasia ou ficção. O tema serve apenas de mote para o verdadeiro objetivo do exercício: tentar perceber como lidaria cada um deles, dos que ficaram, com um fenómeno que não se entende e a forma que cada um encontra para justificar ou ultrapassar a situação.

The Leftovers é fantástico na abordagem, na construção das personagens e na criação dos laços entre estas e o público. É tudo aquilo que Perdidos prometia e nunca conseguiu ser. É uma das séries mais incríveis que já vi. Em Portugal só passou no TV Séries, talvez um dia possamos ver num dos canais "normais"...

P.S.1: Melhor banda sonora de todo o sempre de todas as séries que este Mundo já viu nascer!

P.S.2: É a pior série para se ver quando se está a deixar de fumar...

Sem comentários: