De que é a sopa hoje?

De feijão verde. Ou de couve. Ou de espinafres.

Não consigo perceber qual é a lógica dos nomes que se atribui às sopas. Tirando a canja e, vá lá, o caldo verde... as sopas são de legumes, invariavelmente! Ontem fiz uma sopa de feijão verde. Não sei porque é que é uma sopa de feijão verde se eu usei cebola, tomate, cenoura, courgette, alho francês e... feijão verde, mas acho que a ideia é dar à sopa o nome do legume que fica a boiar. Deve ser isso. Como pus o feijão verde no fim e passei o resto, a sopa é de feijão verde porque é o único legume que se vê. No fundo, o que eu fiz foi uma sopa de legumes! Não é?

Fazer uma sopa tem uma sabedoria extraordinária. Compram-se vários legumes, corta-se tudo, passa-se e põe-se ao lume. Já tá, uma sopa... Para a semana vou utilizar os mesmos legumes que utilizei desta vez, nas mesmas quantidades, mas passo o feijão verde com os outros legumes e ponho o alho francês só no fim. Assim, faço uma novidade: Uma sopa de alho francês. Eu acho isto um bocado parvo.

A partir de agora, nos restaurantes,vou fazer um teste: só como sopa se for de legumes. Se eles vierem com a história que é de nabos, de cenoura, de feijão, respondo: Ah, não – só queria se fosse de legumes. A ver o que eles dizem...

7 comentários:

Dianinha disse...

Ora bem, eu já tenho de perguntar o que leva, ou melhor, tenho antes de perguntar:

"A sopa tem feijão?"

(É que se tiver já não como!)

E gosto quando me dizem todos entusiasmados:

"Sim, sim tem!"

E eu torço logo o nariz em jeito de vómitos e digo que não quero! :P

RRITA disse...

João, porque é que não contaste aquela parte em que foste ao supermercado e em vez de trazeres courgettes trouxeste pepinos?

:P

MJ disse...

Ora aqui está um assunto realmente importante e actual. Acho que vou reflectir durante a noite sobre todas as sopas que já fiz na minha vida... Não sei, acho que isso me vai dar um novo alento para o meu dia de amanhã!!!
Loool! :P

Unknown disse...

hahahah...pois é Rita e ao chegar em casa disse que os pepinos eram presentes para a Aline!!! hahahah me surpreendeu,hahaha.Mas enfim, a sopa do João é muito saborosa e tem um nome muito interessante que dispensa qualquer regulamentação nos padrões "Sopa de Legumes", ela é a "Sopa Fixe", que é muito saborosa, essa supostamente de Feijão Verde ,tinha sabor de Alho com leve adocicado de cenouras, ah o feijão verde se notava a boiar! hahahha

Unknown disse...

Oh pah, n sei que dizer...Isto é um assundo complicado! loool
Eu sou um bocado esquisita, admito, mas sopa é sopa e com tudo bem passadinho pa não saber o que é, como!
Ahh, mas no fds, comi pela primeira vez aquela sopa que tu sabes (não sei o nome), tinha monte de cenas a boiar e era bem boa! =)

Oh pah, e quanto aos nomes chama às sopas o que te apetecer, serve sempre...desde que tenha a palavra "sopa de..."


**

Ana Mafalda disse...

A sopa que mais confusão me faz a esse nível é a sopa de pedra ou sopa da pedra. A pedra fica a boiar?

AUGUSTO VALERIO ALBUQUERQUE disse...

lool a pedra a boiar