Gran Torino / He's Just Not That Into You

É sempre um prazer ver um novo filme de Clint Eastwood. Para mim, neste momento, é o melhor realizador da actualidade e tem um dom: O de recriar argumentos comuns, de filmes conhecidos, que nos dão sempre a ideia de "onde é que eu já vi isto?", mas da forma como eles deveriam ser. Ou seja, cada vez que Clint Eastwood pega numa história, conta-a como ela sempre deveria ter sido contada. Foi assim com Mystic River (que faz lembrar muito Sleepers), com Million Dollar Baby (quantos há...?) e também neste caso.

Gran Torino traz-nos um velho conhecido, aquele estereótipo do conservador, intratável e xenófobo, ex -combatente pelo exército dos Estados Unidos que se começa aos poucos a relacionar com os novos vizinhos asiáticos que ao início tanto odeia. Cá está, uma história simples mas que com o dedo mágico de Eastwood e carregada da emoção que já é imagem de marca dos seus filmes se torna facilmente numa das mais comoventes do ano.
Uma pequena nota para o senhor Eastwood: Argumentista sim, realizador sem dúvida e actor até se aceita. Mas cantar já é capaz de ser esticar um pouco a corda, não?
Classificação: 17

Andava com vontade de ver aquela comédia romântica com o nome gigante (em portugal acho que o nome é Ele Não Está Assim Tão Interessado Em Ti) que estreou há uns meses em Portugal muito por causa de uma das minhas actrizes-fetiche, Ginnifer Goodwin. Ontem, finalmente, consegui. A expectativa não era muito elevada e por isso não me desiludiu. É um pouco longo demais mas é interessante na medida em que explora bem as personagens, não cai na piada fácil e revela alguns "segredos" da arte da conquista. Repleto de caras conhecidas, é um filme de Domingo à tarde uns furos acima do que estamos habituados. Gostei.

Classificação: 13

3 comentários:

Ana Mafalda disse...

13???
Eu chorei como uma Madalena arrependida e tu só lhe dás 13 valores?
Concordo com a parte em que dizes que o filme é longo (até se torna um bocado aborrecido!) mas, a nível de comédias românticas, foi dos melhores que já vi.

P.S.: Um filme com a Scarlett Johansson nunca pode ter menos de 15 valores. :DD

Varandas disse...

À Scarlett dou-lhe mais, claro...praí uns 18! :)

Ana Mafalda disse...

Ah, assim já falamos a mesma língua! :P