Cinema - Os melhores de 2009

Nesta altura do ano é tradição fazer-se um balanço de tudo. Para já, o cinema. Os filmes de 2009 que mais apreciei (alguns são de 2008... mas só cá chegaram este ano, por isso entram nesta lista) são os seguintes:

10 – A Dúvida (John Patrick Shanley) – Vale a pena pelas interpretações do (fabuloso) elenco.
9 - O Estranho Caso de Benjamin Button (David Fincher)
8 - O Rapaz do Pijama às Riscas (Mark Herman) – A surpresa do ano. Uma história simples, um orçamento reduzido, um grande filme!
7 - Gran Torino (Clint Eastwood) – Filme de autor, em que Eastwood realiza, interpreta e…até canta. Cinema puro.
6 - Revolutionary Road (Sam Mendes) – Extraordinárias interpretações e um argumento que é um verdadeiro soco no estômago pelo realismo impressionante.
5 - The Wrestler (Darren Aronofski) – A “ressurreição” de Mickey Rourke não podia ser melhor. Um filme inesquecível e marcante.
4 - Inglorious Basterds (Quentin Tarantino) – A nova pérola do mestre Tarantino, com uma interpretação soberba do ilustre desconhecido Christoph Waltz.
3 – Changeling (Clint Eastwood) – Um drama intenso, angustiante, quase perfeito a todos os níveis...
2 - Quem Quer Ser Bilionário? (Danny Boyle) – Vencedor de quase todos os grandes prémios do ano, um filme diferente, original e muito bem conseguido.
1 - O Leitor (Stephen Daldry) – Para mim, o melhor do ano. A consagração de Stephen Daldry como um dos melhores da sua geração e de Kate Winslet como uma das maiores actrizes de Hollywood.

Um ano anormal de tão bom cinema, sem dúvida. E a época alta está a chegar novamente...

2 comentários:

RRITA disse...

Tirando The Wrestler, que não vi e Gran Torino que não gostei particularmente, os restantes são, de facto, bastante bons.
Não posso deixar de dizer que O Rapaz do Pijama às Riscas foi o que mais me marcou, é dos melhores de sempre. Impressionante como tanta simplicidade consegue ser tão profunda. E aqueles olhos azuis tão expressivos.
Aproveito para realçar o facto de não haver nenhum filme de ficção científica nesta lista! ;)

8,2,6,1,4,3,10,9,7,5

Dianinha disse...

Sim, foi mesmo um ano de cinema em alta. Eu consolei-me e vi todos da lista e mais alguns que também gostei, como "Transformers" porque faz lembrar a Dianinha pequenina (ficava boquiaberta a pensar quem é que se lembrou de pôr carros a mexerem-se assim! Enfim ...). Esperemos um 2010 assim recheadinho, pelo menos promete.

Uma sugestão: O Rapaz do Pijama às Riscas - lê o livro que é muito bom ;)