Actualização II

A simples descoberta de que afinal "A Serious Man" (Dos irmãos Coen, nomeado para óscares de melhor filme e melhor argumento original) e "A Single Man" (De Tom Ford, com nomeação de Colin Firth para Oscar de melhor actor) são, afinal, dois filmes diferentes, veio desorganizar toda a minha maratona de cinema. Apesar de ter ido ver este último ontem à noite (já agora, se puderem... evitem), continuo com oito filmes para ver em apenas... onze dias!

Hoje? Invictus. Ou O Laço Branco, ainda não sei bem.

Actualização I

Faltam oito filmes e doze dias. Não vai ser fácil... As críticas aparecerão aqui um destes dias, mas para já aconselho vivamente Precious e Uma Outra Educação. Acreditem.

A magia dos números

Saudades da sensação inesquecível de resolver finalmente um problema matemático daqueles difíceis. De estudar para um exame com verdadeiro gosto, com vontade de compreender, de estimular o raciocínio, de descobrir a solução que existe sempre, por mais escondida que esteja...

Hoje lembrei-me de Estatística Aplicada, aquela cadeira que demorei 4 anos a fazer. E gostava... estudei sempre os mesmos exercícios durante quatro anos, mas chegava aos exames e bloqueava sempre num que não dava certo. E não dava, não dava para fazer os outros sem que aquele batesse certo, tinha que chegar à solução! E acabava o tempo e o exame ficava a meio.

Até que um dia tudo fez sentido. Sem saber explicar bem porquê, na véspera de mais um exame de Estatística, fazendo os exercícios do costume, de repente os números começaram a aparecer em relevo e a brilhar, tal como naquele filme com o Russel Crowe, "A Beautiful Mind". Talvez não tenha sido bem assim, mas gosto de contar a história desta forma.

No dia seguinte fiz o exame mais fácil da minha vida. Em menos de uma hora resolvi de uma assentada os problemas que deveriam demorar duas e meia. Estranhei e fiquei assustado, pois não era normal - li e reli, contei outra vez, revi mentalmente as contas todas. Tinha que estar bem... Quando saí da sala todos pensaram que eu tinha desistido.

E quando saiu o 17,5 na pauta eu fui o único a achar que foi pouco. Sem falsas modéstias, estava à espera de um 20 redondinho. Mas mesmo assim foi a melhor nota de Estatística no curso em vários anos...

CarnAVATARal

O título é o pior de sempre, eu sei.

Mas a máscara até nem esteve mal de todo, pois não???

O Contra-relógio

Começa hoje. 13 filmes para ver em 19 dias - contagem decrescente para os Oscars 2010.

Isto tendo em conta que vou continuando a ver aqui e ali as minhas séries e que o Fantasporto também aparece aí pelo meio.

E trabalhar, também, já agora.

Tá bonito.

Pan Pipes

When you believe
All for love
All by myself
Heal the world
The winner takes it all
The Sounds of silence

Durante o jantar aqui no hotel, estas foram (entre outras) as músicas que ouvi. Em Pan Pipes.

Eu sei que já toda a gente falou disto, bem queria evitar expressar a minha repulsa pelos Pan Pipes, mas é mais forte do que eu. É que o problema nem são os pipes em si, é a ideia de fazerem versões de tudo o que é música que a gente conhece!

Não havia necessidade nenhuma! Quem gosta de Pan Pipes, ou quem quer comprar um álbum de Pan Pipes está realmente interessado em reconhecer a música que eles estão a tocar??? Se eu tenho um restaurante e quero ter Pan Pipes como música ambiente não me chega comprar "Pan Pipes Relaxing Sounds", tenho que ter o "The Best of 80's in Pan Pipes"? O que interessa não é os pipes? Então porque é que não tocam música lá da terra deles?

Soprem lá nos canudos à vontade mas deixem as músicas que a malta gosta sossegadas nas nossas memórias, pode ser? Obrigadinho.

Uma vitória prevista

Eu avisei, quando ainda lá estavam 10... Foi ou não foi?

Apesar de ter votado na Diana e de achar que ela está uns furos acima, a verdade é que a vitória não assenta mal ao Filipe. De qualquer forma, algo me diz que a Diana não precisava de ficar em primeiropara ser um caso de sucesso...

(Mas esta última gala foi encher chouriços até dizer chega... Que stress para quem está a ver e que sufoco para os dois finalistas!)

Marketing - o bom e o mau

É certo e sabido que anda aí uma crise de ideias terrível. Os departamentos de marketing em Portugal são, regra geral, fraquinhos e as publicidades que passam na rádio e na TV são do mais básico que pode haver. Há excepções, como a malta da Super Bock que deve ter o melhor departamento de marketing do país - os cartazes são fabulosos - ou a um nível global, a Coca-Cola.

Mas para ilustrar o que digo, nada melhor que um exemplo de cada. Isto é um bom logotipo, uma boa publicidade, enfim - um rasgo de génio:
E isto é péssimo:
É que por mais que se queira, um A é um A. Percebe-se a ideia, "Ah e tal, isto é sobre vampiros, era giro que o título tivesse dois caninos grandes!" - Mas transformar descaradamente um A num V é roçar o ridículo...

Carnaval 2010

Depois disto...

(2006)
(2007)
(2008)
(2009)
...parece-me que coloquei a fasquia bem lá no alto... será que vou corresponder este ano?
Aceitam-se apostas!

Sobreviventes

Cada vez que surge, vinda do Haiti a notícia de mais um destes milagres, sinto um peso maior no peito pelos milagres que não aconteceram. Pelos que, como este indivíduo, sobreviveram durante dias e dias (e possivelmente alguns ainda aguentam) à espera da ajuda que não chegou ou que talvez não chegue a tempo.

Porque se este homem ainda estava lá com vida quatro semanas depois... quem nos garante que é o único?

Oscars - Os nomeados

Saíram os nomeados para os Oscars deste ano. Como já tinha dito aqui, este ano em vez de 5 nomeados para Melhor Filme são 10. Não percebo nem acho bem, e ainda por cima (parece que é castigo) calha num ano fraquito. É bem-feito que é para não se porem com ideias parvas de alterar um figurino que já dura há mais de 80 anos assim sem mais nem menos.

Deu para tudo: Para dois filmes de ficção (Avatar e District 9), para filmes que já estrearam há vários meses e que normalmente já estão esquecidos nesta altura (Inglorious Basterds, The Hurt Locker) e até para [finalmente! Que injustiça para o WALL-E no ano passado...] um filme de animação (Up).

Isto dos dez filmes foi tão mal programado que até a folha de nomeados no site oficial tem este aspecto...

Lista completa de nomeados para Melhor Filme:

Avatar
The Blind Side
District 9
An Education
The Hurt Locker
Inglorious Basterds
Precious
A Serious Man
Up
Up In The Air

Agora é a corrida do costume para ver o que me falta (que não é pouco) até 7 de Março...

You're the only ones who know

Hoje tenho estado assim:

É que é mesmo isto, sem tirar nem pôr. Tanto que nem me importo que o vídeo não caiba todo aqui. Hoje não.

A infinita sabedoria das crianças

É um clássico: Sempre que há jantares de várias famílias, a criançada é empurrada para uma ponta da mesa ou para uma mesa separada. Evitam-se as misturas, pois claro, que os "grandes" querem falar da crise, das viagens de carro, de férias, de futebol, de política. Mas se repararmos com um bocadinho mais de atenção, hoje em dia são as próprias crianças que escolhem logo os lugares do fundo da mesa. E a explicação é simples.

As crianças sabem as cores do arco-íris e sabem que cores misturar para criar o roxo e o castanho. Não lhes interessam as cores dos partidos políticos.
Sabem que um amigo é o que partilha o lanche e um inimigo é o que puxa os cabelos no recreio. Não percebem nada de fiadores, traição, terrorismo.
Sabem bem que um euro dá para um bolo e quatro pastilhas elásticas, não conhecendo taxas de juro, taxas indexadas, salários mínimos ou impostos.
São do Benfica (ou do Porto, ou do Sporting) porque "é o maior", não conhecendo sequer os resultados dos jogos, os sumaríssimos, as escutas ou os túneis.
Empurram a bicicleta até ao cimo da rua vezes sem conta só para voltarem a descer a toda a velocidade, desconhecendo para que serve e quanto custa a gasolina.

As crianças é que sabem. Por isso é que vão lá para o fundo. E é também por isso que os "grandes" as preferem lá no fundo - para não se lembrarem a cada momento que o que gostavam mesmo era de voltar a ter como maior preocupação a hora em que, inevitavelmente, tinha que acabar a brincadeira...

Rosa Lobato Faria (1932-2010)

Não, não me vou armar em fã da Rosa Lobato Faria agora que ela faleceu. Quero apenas deixar aqui uma nota de uma actriz, escritora e poetisa que me habituei a ver na TV da minha adolescência e que sempre teve algo de tão realista que parecia uma tia nossa ou a vizinha do lado. E eu gostava disso.

O legado que nos deixa é enorme, mas o que quero guardar aqui é uma música composta por ela e pelo Herman que recentemente foi assassinada publicamente todos os dias ao ser literalmente "berrada" no genérico de uma novela. Esta versão mostra que afinal... a música até era bem interessante!


Rir para não dormir

Gosto de conduzir de manhã, pela fresquinha. Até gosto de sair de casa ainda de noite para conduzir 200 ou 300 quilómetros. O problema é que comigo é muito arriscado porque herdei o sono da condução da minha mãe. À noite posso conduzir horas e horas que, mesmo cansado, não adormeço. Mas de manhã é dramático quando começa a bater aquele sol na cara...

(Sim, às vezes até tiro fotos ao meu próprio sono para me distrair)

Recentemente, não sei se têm reparado, o humorismo tem crescido imenso na TV em Portugal, em vários formatos. Boas notícias para quem gosta, mas melhor notícia (para mim pelo menos) é o facto de esta expansão se verificar também na rádio, essencialmente de manhã!

A verdade é que agora já não adormeço. Melhor, não tenho tempo para adormecer! Ora vejam:

08:20 - Bruno Aleixo "a falar no rádio" (Antena 3)
08:45 - Nuno Markl, Caderneta de Cromos, primeiro cromo (Rádio Comercial)
09:20 - Portugalex (Antena 3)
09:25 - Bruno Nogueira, Tubo de Ensaio (TSF)
09:45 - Nuno Markl, Caderneta de Cromos, segundo cromo (Rádio Comercial)
...e a juntar a isto, aquela equipa louca das manhãs da Comercial que não deixa ninguém dormir!

Isto para quem começa a trabalhar no cliente por volta da 10h é uma maravilha... e reparem no jogo de cintura que requer sincronizar o fim do Portugalex com o Tubo de Ensaio! Só isso obriga um tipo a ficar com os sentidos todos em alerta!

Agora até tenho mais vontade de conduzir de manhã do que de ir de véspera...

Saudades

Eh pá!!! Este início de ano tem sido tão complicado que nem tenho conseguido pensar 'in a blogger way'! É que nem se trata de falta de ideias...falta-me é tempo para as estruturar!

Ahhhh, sabe bem escrever... que saudades de voltar aqui!