The Wrestler

Mickey Rourke era um dos mais promissores jovens actores nos anos 80, depois da sua participação em filmes como O Ano do Dragão ou Nove Semanas e Meia. No entanto a sua carreira (tal como a sua vida pessoal) sofreu um período obscuro de vários anos que o levaram a um quase total esquecimento do grande público. O actor chegou mesmo a rejeitar papéis que poderiam ter dado um rumo bem diferente à sua carreira, como os de John Travolta e Bruce Willis em Pulp Fiction, o de Kevin Costner em Os Intocáveis ou outros em Platoon e Silêncio dos Inocentes.

O realizador Darren Aronofski decidiu resgatá-lo para este The Wrestler, que retrata a vida de um veterano lutador de wrestling com várias feridas físicas e psicológicas e um coração que nunca soube amar e que começa a fraquejar depois dos maus-tratos de uma vida mal vivida.

Talvez devido às semelhanças entre a personagem e a sua própria vida, Rourke cria aqui um Randy "The Ram" Robinson impressionante, complexo, mítico. O trabalho do actor é excelente e este é um filme que nos toca bem lá no fundo quando acompanhamos (literalmente, pois muitas vezes a própria câmara anda atrás dos longos cabelos loiros de Randy) as tentativas deste ser humano de corrigir os erros do passado e tentar encontrar um futuro fora de um ringue que foi desde sempre o seu mundo.

The Wrestler é imperdível e marca-nos profundamente. Venceu o prémio de melhor filme no Festival de Veneza e é, efectivamente, um dos melhores do ano. Apesar do trabalho memorável de Sean Penn em Milk, se houvesse justiça o Oscar de melhor Actor deveria ter sido entregue a Mickey Rourke. Ele merecia, mas não só ele. The Wrestler merecia um pouco mais...

Classificação: 18

Sem comentários: