A magia dos números

Saudades da sensação inesquecível de resolver finalmente um problema matemático daqueles difíceis. De estudar para um exame com verdadeiro gosto, com vontade de compreender, de estimular o raciocínio, de descobrir a solução que existe sempre, por mais escondida que esteja...

Hoje lembrei-me de Estatística Aplicada, aquela cadeira que demorei 4 anos a fazer. E gostava... estudei sempre os mesmos exercícios durante quatro anos, mas chegava aos exames e bloqueava sempre num que não dava certo. E não dava, não dava para fazer os outros sem que aquele batesse certo, tinha que chegar à solução! E acabava o tempo e o exame ficava a meio.

Até que um dia tudo fez sentido. Sem saber explicar bem porquê, na véspera de mais um exame de Estatística, fazendo os exercícios do costume, de repente os números começaram a aparecer em relevo e a brilhar, tal como naquele filme com o Russel Crowe, "A Beautiful Mind". Talvez não tenha sido bem assim, mas gosto de contar a história desta forma.

No dia seguinte fiz o exame mais fácil da minha vida. Em menos de uma hora resolvi de uma assentada os problemas que deveriam demorar duas e meia. Estranhei e fiquei assustado, pois não era normal - li e reli, contei outra vez, revi mentalmente as contas todas. Tinha que estar bem... Quando saí da sala todos pensaram que eu tinha desistido.

E quando saiu o 17,5 na pauta eu fui o único a achar que foi pouco. Sem falsas modéstias, estava à espera de um 20 redondinho. Mas mesmo assim foi a melhor nota de Estatística no curso em vários anos...

6 comentários:

MJ disse...

Enfim... levaste 4 anos. Há quem leve mais. é verdade. Mas olha que também há quem veja os números com essa dimensão logo à primeira... lol

'Tou-te a gozar pq nunca tive que fazer um exame de estatística...;D

MJ disse...

Ah!!! E presunção e água benta....;D

Besaina H. disse...

Eu também demorei 4 anos, mas só fiz um exame.
Aconteceu-me exactamente a mesma coisa, um semestre interior a resolver os exercícios, já os sabia de cor e salteado. Resultado final... 17. Esperava mais, mas por outro lado foi bom assim porque caso contrário tinha que ir a oral defender a nota.
Foi a minha melhor nota em todas as cadeiras, ainda sinto saudades...

Abraço!

Jc disse...

Estou a ficar confuso...

Duas pessoas de AP... n vão fazem EA durante 4 anos e quando decidem ir a exame saem de lá com 17 ou 17,5... Conta lá como é que foi o resto da pauta!

Abraço para a malta de AP.

Jc

Mariana disse...

LOL! Nisso saio a ti. Adoro essas coisas. O mais semelhante a isso q tive foi métodos quantitativos e tive 19 (quer dizer, a prof deu.me 18 pq é burra... os meus testes foram todos de 18,5 pra cima, incluindo um 20.)
Como diz o pai, eu devia mesmo ter ido pa esses lados e não para letras. :)

Mas 4 anos pa dps tirar 17,5 é realmente mt estranho!

O q fumaste no dia antes do exame pra veres os números a brilhar?? :)

Beijo*

RRITA disse...

A magia?
O poder.