Doubt / The Reader

Primeira grande notícia: Doubt não foi traduzido para “Dúvidas perigosas” nem The Reader para “Leituras indecentes”, por exemplo. Bravo, mestres portugueses das traduções!!!

Doubt é um hino à representação, acima de tudo o resto. Teve 4 nomeações para óscares de actores, todas amplamente merecidas. Meryl Streep e Seymour Hoffmann são muito grandes e têm uma química especial em cada plano que os junta. Viola Davis, praticamente estreante, é de cortar a respiração nos poucos minutos de filme que lhe cabem. Amy Adams completa um leque extraordinário de actores que interpreta uma história sempre actual, sobre perguntas que nunca são respondidas e dúvidas que ficam. Sempre. Um filme muito, muito interessante.

Classificação: 17


The Reader é valente. É uma história em crescendo, que começa praticamente a partir do nada, para nos surpreender aos poucos até um dos maiores finais do ano. Estou rendido à interpretação de Kate Winslet (basicamente, ela convence-me sempre e cada vez mais – que oscar tão merecido!) e à realização de Stephen Daldry, um mestre nos quadros que pinta, na temporização das cenas, nos grandes e pequenos planos, na dimensão humana das personagens. Depois de já nos ter presenteado com The Hours e Billy Elliot, Daldry confirma que é um dos novos grandes talentos de realização de Hollywood. The Reader não deixa dúvidas. É um dos maiores filmes do ano e é daqueles que ficam por muito, muito tempo...

Classificação: 19

2 comentários:

Pastilhas Júnior disse...

Sem "Dúvida" o "The Reader" é genial.
Sem porque não o vi, mas penso que irei partilhar a tua opinião.
Se bem que penso que és esquisito. :P

Varandas disse...

Pastilhas, os teus comentários são sempre muito especias, não restam dúvidas... :) Bem-vindo de volta à blogosfera!