Cristiano Ronaldo

Continua-me a fazer muita confusão a onda anti-Ronaldo que se tem criado em Portugal.

Cristiano Ronaldo tem 24 anos e é um dos melhores jogadores de futebol do Mundo. Não sendo um ponta-de-lança, já marcou 97 golos na carreira, 20 deles ao serviço da selecção. Na temporada 2007-2008 esteve ao seu melhor nível, vencendo todos os prémios que havia para vencer e este ano começou a época com uma lesão mas aos poucos foi voltando à sua forma habitual, tendo sido preponderante nos quartos-de-final e meias-finais da Liga dos Campeões.

Fora do campo Ronaldo é apenas mais um miúdo rico e rebelde. Vai tendo várias namoradas, tem um estilo convencido e até um pouco arrogante. Mas dentro do campo, a jogar futebol, há poucos como ele.

O principal argumento das pessoas nos últimos tempos é “ah, se fizesse na selecção o que faz no Manchester United...” ao que Ronaldo responde com um “se todos fizessem tanto como eu já fiz éramos campeões do Mundo!”. Não há comparação, são realidades diferentes. No Manchester Ronaldo pode dar-se ao luxo de estar 20m sem tocar na bola pois a equipa está preparada para isso. Nos jogos da selecção a bola está sempre a cair nos pés dele para que ele resolva, e nenhum jogador deve andar com a equipa às costas. A selecção, neste momento, é um grupo de jovens à procura de uma identidade – a selecção não é o Cristiano Ronaldo e não é justo ser ele a ficar com as culpas dos insucessos.

Então porquê esta onda de rejeição em Portugal? É verdade que Ronaldo já eliminou Porto e Sporting, mas foi no cumprimento da sua função. Mais graves terão sido os gestos feios no Estádio da Luz... mas nada disto é suficiente. Hoje em dia há poucos jogadores como Ronaldo, Messi ou Iniesta e Ronaldo, quanto mais não seja por ser português, devia ter pelo menos nos portugueses um apoio incondicional, caramba! Não que ele se incomode com isso. Faz o que sabe fazer melhor e fá-lo quase sempre muito bem, não se deixando afectar pelo que pensam e dizem dele.


Ontem, Messi e o Barcelona venceram a Liga dos Campeões. Estão de parabéns. A noite foi de Messi e não de Ronaldo, os prémios do ano seguirão, com toda a justiça, o mesmo caminho. Mas se a noite tivesse pendido para Ronaldo e Manchester,aí, contra tudo e todos, o português merecia de novo o prémio de melhor do Mundo...

13 comentários:

Mário disse...

Finalmente um post a favor do Ronaldo....Estava a demorar...já sabes do que falo.

Gustavo disse...

Mais depressa ganharia o Ibra do que o Ronaldo este ano, principalmente pelo inicio de epoca deste ultimo! Nao tem culpa da lesao, é certo e fez um GRANDE final de temporada...

CR é dos melhores do Mundo e será felizmente por alguns anos!! Agora nao me peças para gostar muito dele ou andar aos pulinhos cada vez que ele aparece, so por ser Portugues!!! ;)

De nacionalismos bacocos está este país farto (vide Durao Barroso). Gosto de Ronaldo, está no top 5 dos melhores do Mundo, mas nao é O melhor (foi-o o ano passado)!!

Grd abraço!!!


PS: Quanto à selecção... sem comentarios!! Essa frase do CR é taxativa da bandalheira que grassa pela selecção de Portugal, em que a autoridade maxima dentro de campo é um puto que nao faz ideia do que é ser CAPITÃO!!! :)

Mariana disse...

É um puto, é mimado e convencido...

... Mas é sem dúvida muito bom jogador e é isso que mais interessa!

Mas como bons portugueses... tinhamos de nos queixar de alguma maneira!

Ignorância pura!

Beijo*

MJ disse...

Como sabes, não percebo (quase) nada de futebol, em termos técnicos, pelo menos. Mas uma coisa eu sei. E terá, se calhar, a ver com a minha profissão. Acho de muito mau gosto que os portugueses não consigam avaliar (entender) o comportamento do CR. Ele é um caso típico de puto que veio do (completamente) nada, não teve a educação ou formação que muitos de nós tivemos, chegou ao topo num ápice, passou a rico e, obviamente, não estava preparado para o que lhe aconteceu. E nunca ninguém teve a capacidade e a ousadia de o orientar. Além disso, como seríamos (estaríamos) nós se,de repente, nos acontecesse o mesmo?????

MJ disse...

E acrescento: nunca esquece a família e ajuda-a em tudo. É uma qualidade que muitos filhos e irmãos perdem hoje em dia.
Só isso já me faz esquecer muitas das suas criancices e 'arrogantices'!!! Lol

Varandas disse...

Quem fala assim não é gago! Grandes comentários, MJ!

(Gustavo, percebi a ligeira incursão pela política mas a mim dificilmente me apanhas nessa discussão! Só se houver caipirinhas...Eheheh)

helena disse...

A dor de cotovelo deixa as pessoas cegas. E é tipico dos Portugueses não verem o que é bom de Portugal. Preferem defender um estrangeiro e afundar um Português que até está a dar bom nome a Portugal.
O mesmo acontece quando uma equipa portuguesa joga com uma equipa estrangeira, só porque não é adepto dessa mesma, defende com unhas e dentes a do outro país.
Nestas situações eu sinto orgulho em ver o meu pais bem representado, seja qual for o clube que o vai representar. A luta deve ser interna, lá fora, devemos ser todos Portugueses. Por mais defeitos que possa ter o CR7, não deixa de ser Português e um grande jogador, dá nome a Portugal. Um bom Português deve orgulhar-se disso.

Dianinha disse...

Hummm ... Onde estão os comentários daqueles que estão sempre a falar mal do moço, hã?! Esses é que eu queria ver aqui ... ficaram mudos com tantos argumentos de qualidade, num foi?

O "Kistiano" (como diz a minha Nicas) pode fazer aquelas birras que me dão cabo dos nervos mas que sabe jogar à bola, lá isso sabe! Num me venham com conbersas ... Joga muito e mai nada!

Resta é saber onde é que ele vai estar daqui a 3 anos :P

Gustavo disse...

Eheheh...

Um dia, quem sabe, mas com caipirinhas melhores que aquelas, de preferencia!!

jf disse...

Eu não gosto do Cristiano Ronaldo como ser humano, mas é inegável que é um grande jogador!
Na final da Champions digam o que disserem, o Man Utd (e o Cristiano Ronaldo em especial) teve muito azar!
Concordo!
Quer se goste, quer não, o Cristiano Ronaldo é um símbolo a nível mundial!
Estejam em que país do mundo estiverem, se disserem que são compatriótas deste jovem, talvez saibam de que país vocês são...caso contrário...

Unknown disse...

Oh pah, é um gajo fixe! Lol =)

Anónimo disse...

CR?
Cristiano Ronaldo continua a fazer história.
Porque é que não gosto dele? Pela pessoa que é. Porque ele não ambiciona "apenas" ser o melhor em campo, ele quer ser o mais falado, mais discutido, mais caro, mais bem pago, mais acarinhado e não admite que alguém o contrarie ou critique! Por toda a hipocrisia que o rodeia...
Se fosse há 20-30 anos, adivinharia uma reforma na miséria para o CR. Nos tempos que correm dificilmente acontecerá. Ainda bem para ele e para o seu séquito.
Com a avalanche de "informação" acerca da transferência para o Real, o que mais me chamou a atenção foi a companhia de CR: Paris Hilton. Aposto que até às 2 da manhã lhe esteve a explicar o que é o soccer. Depois mais 1 hora para lhe dizer que era o mais badalado soccer player da actualidade. Mais meia-hora de caminho e 5 minutos para pedalar na "bicicleta" dos ricos! Está encontrado o par ideal de Cristiano Ronaldo! Feitos um para o outro, estou ansioso por ver a Paris na Madeira, lado a lado com a mãe do puto...

PS: Inveja? Não. Quer dizer, do dinheiro, sim! Aquele dinheiro todo é um desperdicio em alguém como CR. Do estilo de vida? Não. Admiro bem mais o Figo, que apesar dos disparates, manteve relativamente o low profile. Da personalidade? obviamente que dou graças por ser como sou, a anos luz dos muitos Ronaldos que por aí andam!

João Rui disse...

Acho engraçado uma coisa, é que grande parte do ovo português consegue julgar as pessoas sem as conhecer (talvez seja um dos prolemas das nossa sociedade e um entrave á evolução do país, e quando digo sem as conhecer é mesmo sem as conhecer, pois quando se tem uma familia, uma namorada, uma irmã... e mesmo assim temos dificuldade muitas vezes em saber qual é a refeiçao preferida ou a flor preferida da nossa namorada e conseguimos sem nenhuns escrupulos falar mal sobre uma pessoa que nao sabemos se gosta de ler, de ver tv, de sair com mulheres, de estar com a mae,... como podemos e com que critérios podemos nós criticar uma pessoa embora seja ela uma figura exposta á sociedade pelo seu mediatismo!?
Não devemos nem podemos, como muito podemos ter opinião sobre se é bom ou mau jogador, sobre se sabe falar ou não mas daí a dizer que é arrogante entre outras coisas! Quem na vida nunca foi arrogante? Todos mas todos e quem me disser que não mente eu proprio o fui claro, mas para minha felicidade quando o fui nao tinha um batalhão de camaras á minha frente, e nao posso julgar uma pessoa por uma atitude mas sim pelo percurso dela durante o tempo, e a unica coisa que posso afirmar com toda a certeza sobre o Cristiano Ronaldo é que para mim é o melhor do mundo, joga bem de cabeça, é rápidp com e sem bola, joga com os dois pés, é forte fisecamente, faz muitos golos, assiste os colegas e claro, eu tenho o maior dos orgulhos de que ele seja português!!!
Obrigado Ronaldo por nao ouvires as vozes de burros que como diz o ditado nao vao nunca chegar ao céu