Bruxelas

E à quarta cidade... apanhámos o Moura! Ou melhor, ele é que nos apanhou – foi lá ter para passar o fim-de-semana connosco na capital europeia e para nos dar a conhecer algumas novidades (líquidas, pois claro) que tem experimentado por aquelas bandas.

Bruxelas é uma cidade... castiça. Um bocado desorganizada e muito confusa para turistas, pois o inglês é quase esquecido, falando-se dois dialectos por lá: o francês e o neerlandês – o que quer dizer que os nomes de tudo estão sempre repetidos nas duas línguas, inclusive nos mapas!

Ficámos num hostel muito simpático e lá partimos à descoberta de uma cidade que apresenta monumentos ao virar da esquina enfiados em urbanizações e prédios e em que as principais estátuas são, em pontos distintos, o famoso miúdo a fazer xixi, a irmã desse miúdo... a fazer o mesmo e ainda um cão. Porquê? Não percebo bem. Acho que nem eles sabem muito bem qual é a relação Bruxelas/urina, mas não parecem muito preocupados! Comemos um lanche típico de lá – batatas fritas (há caravanas espalhadas pela cidade a vendê-las como nós fazemos com as farturas) e claro que não podíamos falhar, ao jantar, o prato que caracteriza a cidade: Mexilhões com...batatas fritas. Não combina...

E à noite? A loucura. O pub Delirium Tremens ostenta o certificado do record do Guiness de 2004 de bar do Mundo com maior variedade de cervejas – na altura, 2004 tipos diferentes. Ora nós experimentámos alguns, cervejas loiras, ruivas, pretas, com duplas e triplas fermentações (aquela Triple Karmeliet, Moura...que perigo!) e sempre com percentagens de álcool a rondar os 10-12 graus. Cada cerveja fazia o efeito de um whisky...

Mas não foi só beber: Visitámos a Grand Place que é uma praça lindíssima e que tem uma estátua estranha que toda a gente acaricia para (pensamos nós) dar sorte. Vimos os grandes palácios e os jardins, fomos ao museu da BD (que pelos vistos é de origem belga) ler histórias aos quadradinhos e matar saudades dos Estrunfes (belgas, também!), comemos fabulosas waffles com açúcar, chantilly e morangos e sabe-se lá mais o quê. Um mimo.

E no fim da segunda noite, já cansados, decidimos ir embora quando damos de caras com umas amizades de Guimarães, o Vasco e a Rita. Uma daquelas coisas inexplicáveis que acontecem e que nos fazem pensar que isto é tudo muito pequenino ou que as coincidências são por vezes assustadoras! Adeptos confessos da ideia do cidadão do Mundo, o Vasco e a Rita aproveitavam mais um fim-de-semana para visitar Holanda e Bélgica. E naquela noite ficaram em Bruxelas. E foram jantar àquela rua. Àquela hora. Arrepiante... e deu direito a mais uma rodada, pois claro!

Se Estocolmo foi sem dúvida a cidade mais bonita que visitei, Bruxelas foi aquela em que me senti melhor, a que mais me cativou. OK, é gente realmente estranha e aquilo das batatas fritas e dos mexilhões não agrada por aí além. Mas por alguma razão o cantor Jacques Brel dizia que os belgas são o povo mais estúpido do Mundo e no entanto viveu por lá quase trinta anos...