Óscares 2009 - Os nomeados

Foram anunciados ontem os nomeados para os Óscares 2009. Sem surpresa, O Estranho caso de Benjamin Button (13 nomeações) e Slumdog Millionaire (10) foram os mais nomeados e partem à frente na corrida pela vitória final.

Para além destes dois, também Milk de Gus van Sant e Frost/Nixon de Ron Howard eram apontados como sérios candidatos à nomeação, estando o último lugar em aberto para vários candidatos, como Revolutionary Road, The Wrestler, Doubt, Gran Torino, Changeling,The Dark Knight ou The Reader. Acabou por ser este último a consquistar o lugar, num ano impressionante a nível de cinema. Os realizadores dos cinco filmes foram também nomeados para o Óscar na categoria de realização.

Nos actores, nada de muito surpreendente – Sean Penn, Mickey Rourke, Brad Pitt, Frank Langella eram previsíveis, Richard Jenkins em The Visitor foi a supresa. Já nas actrizes um dado curioso: A Academia reconheceu o papel de Kate Winslet em The Reader como sendo principal, tendo ela ganho o globo de ouro de melhor actriz secundária por este mesmo filme... Kate Winslet é acompanhada nesta competição por Anne Hathaway, Meryl Streep, Angelina Jolie e a surpreendente Melissa Leo pela sua prestação em Frozen River. Estranho a ausência de Cate Blanchett desta lista, mas só me poderei pronunciar depois de ver as prestações de todas as outras...

Podem consultar aqui a lista completa de nomeados. A cerimónia decorrerá na madrugada de 22 de Fevereiro, a partir da uma da manhã.

Sem comentários: