By train

Já tinha saudades de uma viagem de comboio Porto-Lisboa. Aliás, quanto mais quilómetros de condução acrescento ao meu historial mais valor dou ao descanso, ao conforto que uma viagem de comboio oferece.

Quando era estudante achava que era realmente uma seca. Inventava 1001 coisas para fazer e mesmo assim sobrava tempo. Passeava entre carruagens, comia chocolates, decorava as caras de toda a gente num ápice, lia duas ou três revistas, ia ao bar comer, ouvia música...

Dez anos depois uma viagem de comboio é uma aventura completamente distinta. Acima de tudo é um prazer, agora que sei bem que a alternativa são três horas de condução numa auto-estrada sem interesse rigorosamente nenhum com o agravante da concentração necessária e do cansaço que daí advém. Enquanto que a conduzir são três horas a gastar forças, no comboio são três horas a recuperá-las! Para não falar da diferença colossal de custos...

Hoje nem reparei nas pessoas. Não fui ao WC nem ao bar. Uma leitura leve e principalmente a observação da paisagem que é muito mais bela que a que se vê na estrada. E dormitar, pois claro, que é quase impossível de evitar!

Só é mesmo pena aquela sensação que fica de que as carruagens dos comboios apenas são limpas, reparadas e remodeladas de 100 em 100 anos...

5 comentários:

Anónimo disse...

I´m realy missing a train travel too... A long long train travel...

Anónimo disse...

Adoro viajar de comboio!! Um dos meus filmes preferidos até se passa num comboio.
Aqui a coisa não é tão fácil. Custa mais dinheiro por serem distâncias tão longas e é mais frequente viajar-se de comboio na area de New England e NorthEast onde as cidades são mais próximas, que também não faz muito sentido se os comboios são rápidos.
Quando vou a Portugal tento sempre viajar de comboio pelo menos uma vez. E quando tenho vontade de viajar de comboio e pela Europa, vejo o filmeZINHO para matar as saudades. :)

Varandas disse...

E que filmeZINHO é esse, pode-se saber?

Anónimo disse...

Olha que distraída, nem te disse qual era o filmezinho! Sorry!
Chama-se Before Sunrise. Com o Ethan Hawke e a Julie Delpy.
É um pouco lento, mas a meu ver, vale a pena. Bom filme e um toque romântico também. Não sei se já o viste?


http://www.imdb.com/title/tt0112471

There's a sequel, Before Sunset, nice movie but not as good in my opinion.

http://www.imdb.com/title/tt0381681

Varandas disse...

Estou a ver... na minha opinião é um pouco lento demais! Acho que foi um dos que me fizeram dormir no cinema. Mas não é mau de todo... ;)