A Atoleira

Hoje revelo-vos aqui o segredo mais bem guardado do Mundo.

A atoleira é um prato típico da sede do concelho de Montalegre (e de algumas aldeias vizinhas) que consiste simplesmente em assar as batatas no forno mais natural possível: a própria terra!

Com 24 horas de antecedência faz-se na terra uma cova. Esta é revestida com o mato que se ateia e se cobre com a terra. No dia seguinte a temperatura é elevadíssima e metem-se lá as batatas no meio voltando a cobrir bem. Passado pouco tempo as batatas estão assadas e saborosas como não há igual. No fim, nada de lavar: limpa-se a terra com um guardanapo, dá-se um murro nas batatas, tempera-se com azeite e alho e estão prontas a comer com bacalhau ao sal.

Reza a história que foram os agricultores pobres, em tempos idos, que inventaram esta forma de cozinhar por falta de meios alternativos...

Já tinha ouvido falar, mas só este fim-de-semana me estreei numa atoleira. E posso garantir que é um petisco dos deuses. Ficam aqui algumas imagens só para abrir o apetite...

6 comentários:

guntchalinho disse...

Oube, só quem lá está é que sabe... Mas havemos de festejar o campeonato do SLB com um gloriosa atoleira para a comunidade benfiquista e não só!! Fica o desafio... e a água na boca... ;)

MJ disse...

Só se não te importares de festejar o SLB lá pa Setembro que é quando a terra tem esses tais torrões!!!!
Temos pena!!!

Ana Mafalda disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blogue.
Ana Mafalda disse...

Cuidado! Não vá o campeonato "cair por terra" assim como a batata...


P.S.: O lambão do teu pai não podia falhar. :D

The Path of Sofia / The Path of Wisdom disse...

Que delicia! Infelizmente aqui, nao fariam tal coisa. They would probably say "It's too much trouble" And this is why the food here sucks!

Besaina H. disse...

Ó Varandas, vê lá se apareces. Ultimamente só pensas em comer!
E os AMIGOS?

Abraço.