A Atoleira

Hoje revelo-vos aqui o segredo mais bem guardado do Mundo.

A atoleira é um prato típico da sede do concelho de Montalegre (e de algumas aldeias vizinhas) que consiste simplesmente em assar as batatas no forno mais natural possível: a própria terra!

Com 24 horas de antecedência faz-se na terra uma cova. Esta é revestida com o mato que se ateia e se cobre com a terra. No dia seguinte a temperatura é elevadíssima e metem-se lá as batatas no meio voltando a cobrir bem. Passado pouco tempo as batatas estão assadas e saborosas como não há igual. No fim, nada de lavar: limpa-se a terra com um guardanapo, dá-se um murro nas batatas, tempera-se com azeite e alho e estão prontas a comer com bacalhau ao sal.

Reza a história que foram os agricultores pobres, em tempos idos, que inventaram esta forma de cozinhar por falta de meios alternativos...

Já tinha ouvido falar, mas só este fim-de-semana me estreei numa atoleira. E posso garantir que é um petisco dos deuses. Ficam aqui algumas imagens só para abrir o apetite...

6 comentários:

guntchalinho disse...

Oube, só quem lá está é que sabe... Mas havemos de festejar o campeonato do SLB com um gloriosa atoleira para a comunidade benfiquista e não só!! Fica o desafio... e a água na boca... ;)

MJ disse...

Só se não te importares de festejar o SLB lá pa Setembro que é quando a terra tem esses tais torrões!!!!
Temos pena!!!

Ana Mafalda disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Ana Mafalda disse...

Cuidado! Não vá o campeonato "cair por terra" assim como a batata...


P.S.: O lambão do teu pai não podia falhar. :D

Anónimo disse...

Que delicia! Infelizmente aqui, nao fariam tal coisa. They would probably say "It's too much trouble" And this is why the food here sucks!

Besaina H. disse...

Ó Varandas, vê lá se apareces. Ultimamente só pensas em comer!
E os AMIGOS?

Abraço.