Esmiuçar os sufrágios


Ontem à noite a "vítima" dos Gato Fedorento nesta série de entrevistas a políticos foi o Ministro da Economia e Finanças, Teixeira dos Santos. Arrisco-me a dizer que foi o que esteve melhor até agora num formato que, convenhamos, é muito complicado para o entrevistado - Os Gato têm liberdade total para perguntar o que bem lhes apetecer e audácia não lhes falta.

Os Gato Fedorento são extremamente inteligentes (e parvos, também - calculo que eles até preferem esta descrição), por isso têm aproveitado bem a oportunidade única para fazer as perguntas que todos gostariam de fazer não buscando necessariamente respostas. É muito pelo prazer de poder dizer mais tarde "Eu uma vez perguntei ao Primeiro-Ministro José Sócrates...".

Teixeira dos Santos, dizia eu, foi o que melhor se adaptou a este formato. Calmo, seguro, divertido, bateu-se sempre bem com o venenoso Ricardo Araújo Pereira até na pergunta complicada das escutas. No fundo nunca respondeu a nada concretamente - a verdade é que não é isso que se pede no programa... Ao contrário de José Sócrates que quis ser mais papista do que o Papa tentando ter sempre mais piada e tempo de antena que o Ricardo, ou de Manuela Ferreira Leite, esta sempre mais séria mas com pouca dinâmica para um programa deste género.

Os Gato mostram que estão em forma e o programa é divertido e interessante. Mas é óbvio que ninguém está à espera de descobrir algo novo em termos políticos. O único factor a avaliar realmente é a capacidade de "desmarcação" dos entrevistados...

Uma útima nota para a decisão do grupo em colocar o Ricardo à frente das câmaras a maior parte do tempo ficando os outros mais na sombra. Decisão óbvia, inteligente e sem desprimor para os restantes elementos - excelentes a escrever, não tão bons a interpretar...

2 comentários:

Gustavo disse...

Subscrevo por inteiro, meu amigo!!

So acrescento um pormenor, acho que o formato é demasiadamente colado ao Daily Show e o Ricardo (ainda) não é um Jon Stewart... Mas isto nao é necessariamente mau!

:)

Anónimo disse...

Não concordo. A MFL esteve muito bem, ultrapassando largamente as expectativas. O ministro das finanças quis ter graça mas o seu humor é tão mau como a sua política económica. Nesta última entrevista, o RAP não esteve muito bem. Podia ter aproveitado melhor as deixas do ministro. Mas é um bom programa, sim senhor.