Feiras Novas 2009 - O veredicto

Já fui, em tempos, fã incondicional das Feiras Novas. Aliás, nos meus tempos de universidade cheguei a comparecer vários anos seguidos às tão aclamadas festas de Ponte de Lima, às quais o Pastilhas se refere tão modestamente como as melhores do país.

Por essa altura, aquilo roçava mesmo a loucura. Durava até de manhã, e chegávamos a ser literalmente varridos com os copos de plástico pelas senhoras da limpeza às nove da manhã...

As Feiras Novas são muito típicas, com uma componente tradicional vincada nas tasquinhas, nos parques de diversões, nas barraquinhas de tiros e uma outra mais virada para a juventude, com os bares abertos toda a noite nas ruas da zona antiga da vila e na margem do Lima.

O problema é que ao longo dos anos foram surgindo as regras. Regras essas que impõem que a música nas ruas termine impreterivelmente às quatro da manhã, e a polícia encarrega-se de fazer cumprir rigorosamente a lei. Ora isto para quem dorme o dia inteiro com o objectivo único de aguentar a noite fica a saber a pouco, muito pouco. Um bom jantar, meia dúzia de copos, dois dedos de conversa, e toca a ir tudo embora que a festa terminou. Que pena.

A base continua lá e é claro que continua a merecer a visita: o fogo-de-artifício é excepcional, o vinho é bom, há as concertinas, os cantares, a comida e gente, muita gente. Mas a quem conheceu as Feiras Novas "do antigamente" fica a faltar qualquer coisa - O melhor das Feiras Novas costumava começar à hora a que elas acabam hoje em dia...

6 comentários:

MJ disse...

Vá lá! Desta vez escapaste à vergonha de seres confundido com o Estroquimoque lá de Ponte de Lima.

Mas comer, comeste bem!!! 140 euros por 6?????? Eh, valentes!

Looool ;D

guntchalinho disse...

Assino por baixo tudo o que é dito neste post. A não ser a parte do vinho ser bom. Vinho verde tinto é uma espécie de detergente de citrinos, um pouco mais fluido e que não faz tantas bolhinhas. De resto, assino por baixo.

guntchalinho

Anónimo disse...

E os balões? E os empregdos de mesa?!...

Pastilhas Júnior disse...

A verdade é que as Feiras Novas já não o que eram, mas isto também se deve ao facto de tu (e eu incluído) já não seres o que eras. Mas também sempre te disse que deverias aproveitar o dia durante o fim-de-semana das Feiras Novas. Na verdade deve ter mais gente do que durante a noite e, este ano, verifiquei isso mesmo. Feiras Novas dia e noite. Claro que um marmanjo com 30 anos já não aguenta a pedalada dos 20 a 25 anos. ;)
Também concordo que o melhor seria a altas horas, mas isso ainda se mantém, se bem que "escondido". Vendo as pessoas de Pt Lima falar desses tempos, noto que não têm saudades nenhumas de ter a "rampinha" a funcionar em pleno até às 8h/9h. Por isso enviaram com a juventude para a ExpoLima.
Concluindo, um dia terás de começar as Feiras Novas durante o dia, de "manhã" e verás que as 4-5 da manhã até são uma boa hora para ir embora. ;) Ah! E aproveitar sempre a melhor noite, o domingo...

Anónimo disse...

O que quer dizer estroquimoque? O que é um estroquimoque?

Agradeço que me esclareçam desta dúvida!

Varandas disse...

Estroquimoque é uma alcunha de uma personagem singela de Montalegre. Não, não é um bicho nem nada do género... :)